Início Acidentes e Incidentes

Cotovelada de comissária teria levado assento do piloto a se mover no voo da LATAM com “queda repentina”

O incidente com o voo da LATAM, que teve uma “queda repentina” devido ao que foi apenas descrito como “evento técnico” pela empresa, enquanto cobria a rota entre a Austrália e Nova Zelândia, pode ter sido causado por um descuido.

Como mostrado ontem pelo AEROIN, as investigações do incidente do voo LA-800, de Sydney, na Austrália, para Auckland, na Nova Zelândia, que teve uma queda repentina em que 13 pessoas precisaram ser hospitalizadas e um total de 50 ficaram feridas, foi provavelmente causado por um impacto forte no manche feito pelo piloto, que foi projetado para frente por um movimento da sua própria poltrona.

Agora, outros detalhes surgiram da investigação, seguindo ainda o relato dos próprios tripulantes, como informa o Wall Street Journal.

Segundo as novas informações, uma comissária estava dentro da cabine de comando servindo a refeição da tripulação quando, de maneira despercebida, teria encostado o seu cotovelo no assento de um dos pilotos, numa região próxima do encosto de cabeça.

Como é possível ver no vídeo abaixo, com apenas um clique é possível mover o assento para frente de uma só vez, assim como no sentido contrário. Esta função é desenhada ser utilizada quando ninguém está sentado, em situações como na chegada da aeronave, dando espaço para que o piloto acomode suas coisas antes de sentar e, principalmente, para que outro tripulante remova o piloto do assento em caso de incapacitação, sem precisar de ajuda do outro aviador que estará voando o jato.

Até o momento, não foi informada se foi mesmo essa a razão que levou à intensa descida realizada pela aeronave e em qual altitude os pilotos conseguiram recuperar o controle do jato.

A LATAM informou que “continua trabalhando em coordenação com as autoridades para apoiar a investigação e que não compete à LATAM comentar as especulações em torno do tema”.

Sair da versão mobile