A Airbus comemorou nesta semana a ampliação de sua exclusiva frota do exótico avião BelugaXL, ao colocar em atividade o quarto exemplar do modelo em suas operações por diversos locais da Europa.
Como acompanhamos no meio deste ano, a fabricante europeia de aviões havia feito a primeira decolagem desta aeronave em julho deste ano, conforme o vídeo acima, e desde então vinha executando alguns voos de teste até a aeronave estar pronta para entrar em serviço.
E nos últimos dias o BelugaXL número 4 finalmente fez sua estreia operacional. Em uma publicação na segunda-feira, 4 de outubro, a Airbus anunciou: “O BelugaXL nº 4 começou operações com o voo para Saint-Nazaire. A introdução progressiva da frota XL dará suporte à aceleração e às ambições de sustentabilidade das operações da Airbus nos próximos anos.”
TOULOUSE | #BelugaXL 4⃣ has begun operations with a flight to Saint-Nazaire. The progressive introduction of the XL fleet will support the ramp up and sustainability ambitions of @Airbus operations in the coming years. We're looking 4⃣ward to seeing her in Broughton soon.🐳✈️🥰 pic.twitter.com/KTfwUIcebJ
— Airbus In The UK (@AirbusintheUK) October 4, 2021
Dados das plataformas online de rastreamento de voos mostram que a partida de Toulouse, na França, onde fica a linha de produção, para o curto voo de cerca de 50 minutos até Saint-Nazaire, também na França, aconteceu na tarde da segunda-feira. Pouco depois, a aeronave de matrícula F-GXLJ já decolou de volta para Toulouse.
A unidade da Airbus em Saint-Nazaire é especializada na montagem, equipagem e teste das seções dianteiras e fuselagens centrais de toda a gama de aeronaves Airbus, desde a família A320 até os A350, portanto, possivelmente o BelugaXL número 4 já deve ter transportado até Toulouse suas primeiras grandes cargas especiais.
A fuselagem do modelo XL, desenvolvido a partir do Airbus A330-200, tem quase 7 metros de comprimento a mais do que a versão anterior, BelugaST, baseada no Airbus A300, além de ser 1,7 metro mais larga, chegando aos 8,8 metros. A título de comparação, a fuselagem do gigante Airbus A380 tem 7,14 metros de largura.
O cockpit abaixado e a diferenciada estrutura do compartimento de carga dão à aeronave sua aparência distinta que a assemelha ao animal marinho que acabou por lhe dar o nome.
Tal como o BelugaST, a aeronave XL mais moderna, econômica e de maior capacidade operará por 11 destinos na Europa nos quais há fábricas de partes da Airbus, continuando a reforçar as capacidades industriais e permitindo que a fabricante cumpra os prazos de fabricação de aviões.
O modelo A330-743L BelugaXL recebeu a certificação da agência europeia EASA em novembro de 2019 e agora já conta com quatro exemplares, que vão assumindo o lugar dos “cansados” A300B4-608ST BelugaST.