Início Indústria Aeronáutica

Criadora da aeronave VX4, Vertical Aerospace obtém a Aprovação de Organização de Projeto

Protótipo da aeronave VX-4, quando estava em fabricação – Imagem: Vertical Aerospace

A Vertical Aerospace, empresa aeroespacial e de tecnologia global voltada à aviação de emissão zero, anunciou mais progressos em seu caminho para a certificação da aeronave VX4, incluindo a garantia da primeira Aprovação de Organização de Projeto (DOA) emitida pela Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA-UK) para um fabricante de aeronaves elétricas de pouso e decolagem na vertical (eVTOL).

As empresas aeroespaciais do Reino Unido e da Europa não podem possuir um Certificado de Tipo sem antes receber um DOA. Esta aprovação autoriza a Vertical a conduzir atividades de projeto e emitir aprovações de projeto dentro do escopo de aprovação do DOA.

Esta aprovação significa que a CAA está convencida de que a Vertical tem a capacidade de projetar uma aeronave segura e confiável e produtos relacionados à aviação com os mais altos padrões. A fabricante espera que isso simplifique as etapas para obter a Certificação de Tipo.

O processo para obtenção do DOA envolveu uma rigorosa avaliação dos procedimentos da Vertical, seu sistema de gestão da qualidade, competência de sua força de trabalho técnica e as instalações e equipamentos necessários para apoiar as atividades de projeto para certificar a aeronave VX4.

Progresso da certificação

No início deste mês, a CAA-UK anunciou sua intenção de adotar os Meios de Conformidade da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) para SC-VTOL, os padrões pelos quais os fabricantes europeus e agora do Reino Unido projetarão eVTOLs.

A Vertical continua a trabalhar em estreita colaboração com a autoridade britânica na Certificação de Tipo das suas aeronaves VX4, tendo apresentado recentemente ao regulador a sua proposta de base de certificação.

Em conjunto, esse progresso fornece clareza regulamentar essencial à Vertical sobre os requisitos para o desenvolvimento de sua aeronave VX4 e outras discussões continuarão com a CAA-UK nos próximos meses, incluindo familiarizações técnicas robustas. Isso posiciona o Reino Unido, ao lado da Europa, como um mercado com uma estrutura regulatória clara para o design e a fabricação dessas novas aeronaves elétricas.

Sair da versão mobile