Início Variedades

Crianças descobrem a aviação durante visita guiada no aeroporto de Vitória

Fotos: Governo do ES

Chegar ao aeroporto, conversar com pilotos, conhecer um avião. A turma do grupo 6B do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Álvaro Fernandes Lima, em Bela Vista, fez um passeio que marcou as crianças. Elas foram, pela primeira vez, ao Aeroporto Eurico de Aguiar Salles.

A visita foi pensada a partir do projeto do grupo 6, “Sou criança sintonizada com novas descobertas”, cujo objetivo é potencializar o protagonismo dos pequenos. A partir do interesse das crianças sobre aviões, a equipe escolar organizou esse passeio ao aeroporto de Vitória; que inclusive não tem esse tipo de programação, mas se organizou e não recebeu a turma.

“Tia, eu amei tanto vir aqui, quando eu crescer vou ser piloto de avião também”, afirmou Nikolas Vinicius Fernandes Nascimento, do grupo 6 B.

Segundo a pedagoga Daniele Barcelos, uma das profissionais envolvidas na atividade, talvez essa seja a única oportunidade de algumas dessas crianças terem acesso ao aeroporto e isso faz as crianças acreditarem que sonhar é possível.

“São experiências e vivências que ficarão na memória pro resto da vida deles. É muito emocionante ver o brilho no olhar das crianças ao ver os aviões, o encantamento ao entrar na cabine do piloto, oportunizar experiências significativas e ver o quanto isso é significativo pra eles. Isso nos dá a sensação de dever cumprido. Numa atividade como essa, as crianças são protagonistas no próprio desenvolvimento e têm a oportunidade de vivenciar momentos que serão únicos na vida deles”, afirmou.

Estímulo à aprendizagem

A professora Ana Cláudia de Jesus Assunção ressaltou que a ida ao aeroporto permitiu que as crianças conhecessem um lugar que só existia na imaginação delas.

“O passeio ao aeroporto foi um momento incrível, uma oportunidade única de conhecer tão de perto algo que estava apenas no imaginário das crianças. Conhecer todo aquele espaço, conversar com os pilotos, entrar no avião, foi uma das experiências mais significativas para todos nós”, avaliou.

Já a dinamizadora de Educação Física, Terezinha Moreira, que também acompanhou a atividade, ressaltou os espaços fora da unidade de ensino também como espaços de aprendizagem.

“Acreditamos que a educação e a aprendizagem acontecem também fora dos espaços do Cmei. E a saída pedagógica até o aeroporto proporcionou às crianças a acessarem seus direitos ao lazer, ao conhecimento e aos espaços públicos da cidade. Foi emocionante ver a alegria dos nossos pequenos”, disse.

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes – Informações do Governo do Espírito Santo

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.