A AeroMexico, companhia aérea sediada na Cidade do México, comunicou que suspenderá a rota Cidade do México e Quito, no Equador, entre 1º de julho e 18 de dezembro de 2024, enquanto avalia a continuidade após lidar com baixos índices de ocupação devido a dificuldades consulares. A companhia aérea e o Ministério dos Transportes e Obras Públicas do Equador confirmaram a informação.
Segundo o DW, e conforme indicado pelo ministério, a empresa aérea registrou uma taxa média de ocupação de 71% nesta rota. A empresa estabeleceu um esquema de proteção ao passageiro para aqueles que têm voos programados após 30 de junho. Atualmente, a companhia aérea mexicana opera voos quatro vezes por semana para o Equador utilizando aeronaves Boeing 737-8 e Boeing 737-9.
No início deste ano, México e Equador entraram em confronto na Corte Internacional de Justiça por conta de um incidente em que as forças equatorianas invadiram a embaixada do México em Quito para prender Jorge Glas, ex-vice-presidente que buscava asilo. O ataque levou o governo de López Obrador a romper suas relações com o país sul-americano.
Com a suspensão da rota para Quito, a ligação direta regular de passageiros entre os dois países será interrompida. O ministério dos transportes do Equador sugeriu que os passageiros que viajam para qualquer um dos países o façam através da Copa Airlines ou Avianca via Panamá ou Bogotá, respectivamente.