Início Empresas Aéreas

Da Azul: as primeiras fotos internas do primeiro E195 cargueiro do mundo

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Nesta terça-feira (14), recebemos de um leitor que prefere permanecer anônimo, as primeiras fotos internas do primeiro Embraer E195 cargueiro do mundo, que será operado pela Azul Linhas Aéreas e sobre o qual você soube em primeira mão através do AEROIN.

A aeronave em questão é o E-Jet de matrícula PR-AYO, que antes “usou” a pintura rosa da empresa e era batizado de Rosa & Azul, em alusão à campanha de prevenção ao câncer de mama, da qual a Azul é tradicional participante, não apenas com aviões pintados de rosa, mas também com diversas ações no mês de outubro, principalmente.

Essa é uma aeronave que foi retirada de operação no começo do ano e teve a pintura retirada, sendo preparada para devolução. Mas os planos mudaram e a Azul decidiu transformá-lo num cargueiro, sobretudo num momento em que a demanda por carga cresce e a oferta caiu por conta da parada da maior parte das aeronaves de passageiros.

E, como dito acima, o Embraer cargueiro chega em boa hora, já que a maior parte da frota da Azul está parada e, portanto, a barriga das aeronaves não pode ser usada, enquanto que o consumo via e-commerce cresce exponencialmente no Brasil. Empresas como PayPal, PicPay, Amazon, Americanas e outras ligadas às vendas online têm divulgado relatórios recheados mostrando seu crescimento durante a pandemia e é nesse contexto que a Azul Cargo se insere.

Mas o E195 ainda não está voando. Ele hoje está parado de fronte ao hangar da Azul no aeroporto da Pampulha, Belo Horizonte, já ostentando as cores da Azul Cargo. No entanto, ainda é necessário que o avião passe por um processo de certificação para que passe a voar como um cargueiro e venha a integrar a malha da Azul Cargo.

A Azul promete uma comunicação em breve sobre os detalhes do cargueiro e as rotas em que ele vai operar, mas, enquanto isso não acontece, as fotos que você vê ilustrando essa matéria mostram como ele ficou por dentro.

Basicamente, a maioria dos assentos foi retirada para dar lugar às futuras caixas, assim como os compartimentos superiores de bagagem foram mantidos. Espera-se que os demais assentos também sejam retirados.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile