Início Acidentes e Incidentes

Dados preliminares mostram que o Embraer Legacy de Prigozhin teve queda abrupta desde 28 mil pés

O voo do jato executivo Embraer Legacy 600, que caiu ontem, 23 de agosto, na Rússia, teve uma queda abrupta antes de perder sinal de rastreadores.

O avião envolvido é um dos dois jatos Embraer de Yevgeny Prigozhin, líder do grupo mercenário russo Wagner, fundado por Dmitry Utkin, ex-militar russo e nazista declarado, que também estava na lista de passageiros do voo junto de seu sócio.

A queda aconteceu 20 minutos após a decolagem de Moscou, capital russa, e as imagens levantam suspeitas de que o jato executivo fabricado no Brasil foi abatido por mísseis terra-ar. Vale lembrar que Prigozhin fez, meses atrás, um levante contra Putin, antes de firmar um novo acordo de prestação de serviço dos mercenários no front ucraniano.

Agora, dados da plataforma FlightRadar24, que rastreia voos com receptores civis em solo, mostram que o avião caiu 8.000 pés (2.400 metros) num intervalo de 12 segundos.

Uma descida rápida em uma aeronave a jato é, normalmente, de 3.000 pés por minuto, em média, ou chegando próximo ao dobro disso em caso de emergência, a depender do modelo de avião.

Porém, os dados preliminares acima descritos apontam que o jato desceu numa razão média de 40.000 pés por minuto, até que o sinal do transponder parou de ser captado pelos receptores no solo.

Conforme descrito pelo FlightRadar24, a aeronave estava em voo nivelado a 28.000 pés quando sofreu um distúrbio de altitude, depois desceu em alta velocidade até que a recepção de dados cessou a 19.725 pés.

Sair da versão mobile