
A fabricante francesa de aeronaves civis e militares Dassault Aviation apresentou ontem seus resultados financeiros de 2022 em uma conferência liderada por Éric Trappier, presidente e CEO da empresa, informou o Aviacionline.
A empresa registrou seu recorde anual de pedidos de aeronaves e superou suas próprias previsões de lucro. Após conhecer os resultados, o preço das ações da Dassault subiu 12% e atingiu seu recorde histórico.
No segmento civil, a fabricante recebeu 25% mais pedidos de aeronaves da série Falcon e reportou encomendas de um total de 64 aeronaves, treze a mais do que no final de 2021. As vendas devem cair em 2023, mas Trappier observou que a empresa está em negociações com a Índia para fornecer um número significativo de aeronaves Rafale, embora concorra com a Boeing e seu F/A-18 Super Hornet.
A carteira de encomendas deste tipo de caça teve um crescimento acentuado em 2022, após uma encomenda de oitenta unidades feita pelos Emirados Árabes Unidos. Além disso, a França encomendou 39 aeronaves e a Grécia encomendou outras seis. Nesse sentido, Trappier garantiu que a Dassault pretende buscar novos mercados este ano.
Principais resultados da Dassault Aviation em 2022
– Registro histórico de pedidos: Dassault recebeu pedidos de 156 aeronaves (64 Falcon e 92 Rafale).
– A empresa entregou 46 aeronaves: treze Rafale para forças estrangeiras, um Rafale para a França e 32 jatos executivos da série Falcon. Isso representa uma queda em relação às 55 aeronaves entregues em 2021.
– Em 31 de dezembro, a carteira de pedidos acumulava pedidos de 251 aeronaves: 87 Falcons, 125 Rafale para forças estrangeiras e 39 Rafale para a França.
– O valor total da carteira de encomendas atingiu os 35 bilhões de euros. As encomendas de aeronaves militares para exportação representaram 63% desse total, seguidas por 24% das encomendas da França e 13% das encomendas de aeronaves civis. O valor da carteira de pedidos no final de 2021 atingiu 21 bilhões.
– Resultado operacional de 572 milhões de euros, com margem operacional de 8,3% .
– O lucro líquido superou as previsões para o ano e atingiu 830 milhões de euros. O valor também significou um aumento em relação a 2021, quando a Dassault reportou receita de 693 milhões.
– Em 31 de dezembro, a empresa tinha 9,5 bilhões de euros em caixa.