As apresentações do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a popular Esquadrilha da Fumaça, são, do início ao fim, um show de encher os olhos de todos os que amam a aviação, e até daqueles que nem mesmo se interessam tanto pelo assunto.
E além da demonstração em si, também é sempre interessante notar a destreza dos pilotos, incansavelmente treinados, em diversos momentos, como, por exemplo, durante mudanças de sua posição na formatura em plena realização das manobras.
Mesmo com os aviões muito próximos, em distâncias que ficam em torno dos 2 metros enquanto voam em alta velocidade, os pilotos promovem seu deslocamento em qualquer momento, seja quando subindo, descendo ou até mesmo com a aeronave de cabeça para baixo.
E em uma das ocasiões em que essa interessante movimentação acontece – o giro (tunneau) que se inicia em formação de cobrinha – a Esquadrilha gravou e publicou uma filmagem a bordo de um dos aviões A-29 Super Tucano, permitindo experimentar a visão que tem o piloto.
No vídeo abaixo, note como os aviões estão alinhados no início, mas, quando já estão em pleno tunneau, os dois alas “escorregam” para os lados, como se não houvesse dificuldade nenhuma em comandar a mudança de posição enquanto também comandam o giro e ainda mantêm a separação com o outro avião próximo.
Após o posicionamento dos alas, ainda é possível acompanhar o quarto avião, que está com a câmera a bordo, avançando até se encaixar logo atrás e abaixo dos outros três, tudo isso também enquanto todos continuam completando o tunneau.
Assista a seguir a bonita cena, e logo abaixo, veja também outra gravação a bordo da Fumaça, quando efetuando a manobra chamada “DNA”.