De forma inesperada, Airbus A330 da Força Aérea Real pousa no Rio de Janeiro

De forma não-programada, o aeroporto internacional Tom Jobim (o Galeão), no Rio de Janeiro, recebeu a visita de um Airbus A330-200 da empresa AirTanker, a serviço da Royal Air Force (a Força Aérea Real britânica). A aeronave havia decolado das Ilhas Falkland na tarde de sexta-feira (9) para um voo contumaz destinado à base de Brize Norton, com escala em Cabo Verde, mas acabou alternando.

Como mostra a captura de tela obtida junto à plataforma de rastreamento de voos FlightRadar24 (abaixo), a aeronave de matrícula G-VYGJ já cruzava o espaço aéreo brasileiro, na costa do Espírito Santo, quando fez uma curva acentuada à esquerda para iniciar a aproximação para o Galeão.

O motivo do desvio não foi publicamente informado até o momento. Essa, no entanto, não foi a primeira vez que tal voo faz um pouso no Rio de Janeiro, já que em ocasiões anteriores também o fez para reabastecimento. Desta vez, todavia, a escala não estava prevista.

A AirTanker é uma empresa privada, que atende a contratos com o governo britânico para transporte militar e civil. Seus aviões são frequentemente vistos em voos ligando o Reino Unido às Ilhas Falkland em serviços dedicados de passageiros e carga aérea. Os jatos são pilotados por civis do quadro da companhia e os viajantes atendidos por tripulação de cabine civil.

A empresa tem outros contratos e faz a gestão das aeronaves Voyager (A330-200 modificados) da Royal Air Force. A Voyager é a maior aeronave da frota e cumpre uma função multi-propósito, podendo também atuar no reabastecimento em voo (REVO) e evacuação aeromédica. Os acordos com a RAF têm validade até o ano de 2035.

O serviço da AirTanker sustenta a operação estratégica e tática da aeronave na RAF, incluindo toda a parte operacional, gestão de equipe de voo, treinamento e manutenção. Ao todo, a RAF tem 9 Airbus A330-200 próprios e aluga outros cinco de propriedade da AirTanker – todos, no entanto, são geridos por essa última.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Fabricante da aeronave Midnight tem sucesso no desafiador teste de queda...

0
Este teste é reconhecido na indústria da aviação elétrica como uma das barreiras mais desafiadoras à certificação, pois é projetado para