De Hong Kong, Greater Bay Airlines coloca Airbus e Boeing na disputa por 30 jatos novos

Boeing 737 da Greater Bay Airlines – Imagem: Kobe Leung, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A companhia aérea chinesa Greater Bay Airlines, sediada em Honk Kong, está de olho em um pedido de até 30 jatos de fuselagem estreita de nova geração, sendo o Boeing 737 MAX 10 ou Airbus A321neo, disse uma fonte à Bloomberg.

“Continuaremos a revisitar nossas necessidades de aeronaves para atender às necessidades dos clientes e nossa estratégia de expansão sob as condições dinâmicas do mercado”, comentou a chefe de marketing Jodie Lai.

Por enquanto, a start-up apoiada por Bill Wong Cho-Bau, um empresário local que investiu pesadamente na China continental e é dono da Donghai Airlines, ainda está lutando para garantir sua licença de transporte aéreo (ATL). 

Uma audiência em dezembro, agendada pela Autoridade de Licenciamento de Transporte Aéreo (ATLA), supostamente em resposta à oposição da Cathay Pacific (a maior empresa aérea de HK), ainda não resultou em uma decisão. A Greater Bay Airlines solicitou 104 direitos de rotas que foram desocupadas pela Cathay Dragon há um ano. 

A ATLA disse ao jornal chinês Ming Pao que ainda precisa processar os pedidos, pois os direitos de rota não podem ser concedidos a uma companhia aérea que ainda não garantiu um ATL.

A start-up garantiu seu Certificado de Operador Aéreo (COA) em 8 de outubro de 2021, mas ainda sem um ATL, e por isso só pode operar voos fretados e de carga. Seu objetivo, após aprovação final é se lançar no mercado no segundo trimestre de 2022.

A frota atual da Greater Bay Airlines é composta por um único 737-800, que opera voos entre Hong Kong, Taipei, Macau e Bangkok. Tem compromissos existentes para mais duas unidades do mesmo tipo. Anteriormente, a companhia aérea delineou planos para aumentar sua frota para dez aeronaves até o final de 2022.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Protótipo do avião A380 é visto fazendo um ‘tchau’ sobre a...

0
Mesmo agora que a fabricação foi encerrada, o primeiro jato de dois andares continua voando intensamente, já que recebeu uma nova missão.