De novo, piloto mantém nariz de Jumbo elevado por 20 segundos ao pousar em Guarulhos

Chegou ao Brasil nesta terça-feira, 27 de abril, mais uma operação do Boeing 747 cujo piloto tem o controverso hábito de manter elevado o nariz da aeronave por longo tempo após seu toque na pista.

Como vínhamos acompanhando, o Jumbo registrado sob a matrícula ER-BAT, um exemplar da cada vez mais rara versão 747-200F, voltaria hoje ao país com uma programação diferenciada, dessa vez passando por dois aeroportos.

E assim o fez a empresa aérea Fly Pro, da Moldávia. A aeronave chegou ao Brasil através de um pouso no Aeroporto Internacional do Recife (PE) pouco depois das 02h00 da madrugada.

O 747-200F se aproximando para pouso em Recife – Imagem: FlightRadar24

Até a publicação desta matéria, não havia imagens que confirmassem se o piloto efetuou seu característico e não recomendado pouso de nariz elevado na capital pernambucana.

Então, seguindo o planejamento aprovado, apenas com um pequeno atraso, o Jumbo cargueiro partiu por volta das 04h45 com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

Por fim, após pouco mais de 2 horas e meia de voo, o ER-BAT pousou pela pista 09L (nove esquerda) do aeroporto paulista e, assim como nas outras vezes, o piloto manteve o Jumbo com seu trem de pouso dianteiro fora do solo por longos 20 segundos. Geralmente, esse tempo não passa de alguns segundos em um procedimento feito conforme as recomendações do fabricante da aeronave.

Cenas dos vídeos ao vivo no momento do pouso

O pouso foi registrado por diferentes ângulos através das transmissões ao vivo dos canais “SBGR” e “Golf Oscar Romeu” no YouTube. O primeiro permitiu ver o 747-200F por trás, enquanto o segundo, pela frente, como se nota nas imagens acima.

Infelizmente nenhum vídeo adicional foi publicado até o momento, e as gravações dos dois canais ao vivo, que você vê nos players abaixo, apresentam apenas as 12 horas mais recentes, portanto, já não é mais possível retroceder até o horário do pouso. Porém, se você quiser rever o pouso anterior, também em Guarulhos e com a “técnica especial”, basta clicar aqui.

Pela programação disponível no sistema da ANAC, o 747-200F deverá decolar de Guarulhos às 03h00 da madrugada desta quarta-feira, 28 de abril.

Até a publicação desta matéria, ainda não existia nenhum novo pedido de voo da Fly Pro para o Brasil.

Atualização (30 de abril): na data de hoje, um novo pedido de voo com o 747-200F passou a constar no sistema da ANAC. Confira os detalhes clicando aqui.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Com avião da Mônica, recomeçam os voos de passageiros no SJK...

0
O Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf, também conhecido como SJK Airport, acaba de voltar a contar com voos comerciais de