De novo, voa até Portugal o futuro primeiro KC-390 da Força Aérea Portuguesa

Foto: FAP

Em outubro passado, o primeiro Embraer KC-390 da Força Aérea Portuguesa (FAP) fez um voo até Portugal no que pensava-se ser, a princípio, seu voo de entrega. No entanto, não foi. Após estar presente em alguns eventos, o jato foi trazido de volta ao Brasil. Meses se passaram e ontem, 5 de março de 2023, o avião partiu novamente para a Europa.

Como mostram os dados da plataforma de rastreamento de voos Radarbox, a aeronave ainda sustenta a matrícula PT-ZDK (msn 39000011) e voou até a Base Aérea de Beja, tendo pousado nesta segunda-feira. Ainda não houve a confirmação de que esse voo serviu para a entrega da aeronave.

O KC-390 será o primeiro avião militar brasileiro a operar em terras lusitanas, sendo também este o primeiro cliente membro da OTAN a voar o cargueiro fabricado pela Embraer, no Estado de São Paulo. Ao todo foram encomendados 5 aeronaves do modelo, que serão para transporte de tropas, cargas e evacuação aeromédica.

Portugal tem sido não apenas um cliente do KC-390, mas também um importante parceiro, com partes da aeronave sendo fabricadas no país através da OGMA. Além de Portugal, o Brasil, Holanda e República Checa tem o modelo encomendado.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias