De um jeito ou outro, Air France-KLM confirma interesse na TAP Air Portugal

Foto: TAP

O grupo Air France-KLM confirmou o seu interesse na TAP durante a conferência de apresentação dos resultados trimestrais de 2022. Segundo o presidente executivo da empresa, Ben Smith, a TAP não está longe pode ser “uma opção” e o grupo está “muito familiarizado com a Península Ibérica”.

Com isso, a Air France-KLM “comprometer-se-á definitivamente numa base formal” se houver possibilidade, disse o responsável em resposta aos jornalistas sobre o seu interesse na transportadora portuguesa. Nos planos do grupo franco-holandês, a entrada na TAP poderia ser tanto com uma aquisição majoritária sozinha ou num consórcio com outras empresas.

Lembrando que o plano do Governo português é vender o capital da TAP nos próximos 12 meses. No início deste mês, no Parlamento, o ministro Pedro Nuno Santos revelou que o processo de privatização da transportadora ainda não tinha começado, mas garantiu que será “decidido a tempo e da forma que melhor defenda o interesse nacional”.

Por sua vez, o Air France-KLM registrou receita de 8,1 bilhões de euros no terceiro trimestre, que superou os níveis de 2019 em 503 milhões. Os resultados operacionais foram de 1,02 bilhão de euros com margem operacional de 12,6%, também acima dos níveis de 2019. A dívida líquida caiu para 2,3 bilhões em relação aos níveis do final de 2021.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Relato de brasileiro revela o que teve o avião A330 que...

0
Segundo o viajante, os passageiros já estavam a bordo do Airbus A330 quando os pilotos não puderam prosseguir com o voo.