De uma capital a uma ilha, começa o mais longo voo com jato Embraer no Brasil

Embraer 195-E2 da Azul Linhas Aéreas

Esta segunda-feira, 20 de dezembro, marca a estreia de uma operação aérea bastante interessante, que promete ser um sucesso comercial e se tornou possível em função da eficiência de um avião feito pela Embraer.

Como vimos previamente no início de novembro, a Azul Linhas Aéreas surpreendeu o mercado ao anunciar que ligaria o aeroporto central da maior metrópole do Brasil com um dos mais paradisíacos e famosos destinos turísticos insulares do país.

Com uma distância em linha reta de 1.441 milhas náuticas (2.668 km) a ser cumprida em 4 horas de voo, o aeroporto de Congonhas, na capital paulista, passará a ter ligação aérea direta e diária com Fernando de Noronha (PE).

A operação se tornou possível por dois fatores.

Um deles foi a capacidade do avião Embraer 195-E2, o maior, mais moderno e mais eficiente avião comercial da história da Embraer. Com estas três características, o modelo tem limite de alcance de 2.600 milhas náuticas (4.815 km) quando decolando no seu peso máximo e precisa de uma distância de decolagem inferior à da pista de Noronha.

Com isso, torna-se o único avião a operar entre a ilha e Congonhas em sua capacidade máxima, dentre todos os que compõem as frotas das empresas do Brasil.

Embraer 195-E2

O outro fator foi uma novidade na própria ilha pernambucana. A disponibilização de abastecimento no local.

Até agora, não havia possibilidade de abastecer no aeroporto de Fernando de Noronha, sendo necessário fazer uma parada em alguma cidade da região nordeste para completar os tanques com o suficiente para ir à ilha e depois voltar ao continente. No entanto, conforme reporta o portal JC, a Revise Combustíveis, empresa com sede em Natal, colocou em operação um Posto de Abastecimento de Aeronaves (PAA) em Noronha.

A implantação do PAA na ambientalmente restrita ilha, segundo explica o portal, foi viabilizada pela entrada em operação de um novo navio petroleiro que é o único a operar em Noronha respeitando as normas técnicas e de segurança ambiental estabelecidas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

A capacidade inicial do posto do aeroporto de Fernando de Noronha é de 200 mil litros de querosene de aviação por mês.

Conforme anunciou a Azul, o voo parte de São Paulo diariamente às 08h35 e pousa na ilha às 13h35. Na volta, a decolagem em Noronha ocorre às 14h35 e o pouso no aeroporto de Congonhas, às 17h35 (todos os horários descritos são locais). Este será o mais longo voo de um avião Embraer em terras brasileiras.

A primeira partida de Congonhas na manhã desta segunda-feira contou com batismo de jatos d’água dos caminhões dos bombeiros, conforme o vídeo do canal Golf Oscar Romeo que você assiste a seguir:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Abertas inscrições do Mestrado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica na área...

0
O processo seletivo será composto por aplicação de prova teórica e análise curricular. O curso será presencial, no ITA, com duração prevista