De volta aos tempos soviéticos: Aeroflot quer 300 novas aeronaves feitas na Rússia

Sukhoi SSJ100 Superjet. Imagem: Divulgação / Superjet International.

A companhia aérea de bandeira russa Aeroflot planeja iniciar um processo de captação de recursos, que pode chegar a US$ 3 bilhões, o qual apoiaria não apenas na sustentação do seu negócio, mas também a permitiria fechar uma encomenda de até 300 aeronaves novas fabricadas em seu país. As informações foram divulgadas pela o site russo de notícias Vedomosti.

“A Assembleia Geral Extraordinária de acionistas realizada em 3 de junho de 2022 aprovou medidas para reforçar a estabilidade financeira do Grupo Aeroflot e reestruturar as obrigações sob cartas de crédito”, escreveu a Aeroflot em comunicado.  

A encomenda envolveria, principalmente, aeronaves para voos domésticos e regionais, como o Sukhoi Superjet 100, o Irkut MC-21 e o Tupolev Tu-204. A Aeroflot e a UAC devem assinar o acordo para a aquisição da aeronave em junho de 2022. A intenção com o movimento é, certamente, substituir aeronaves ocidentais por russas, em meio aos embargos econômicos vigentes desde a invasão da Ucrânia, a exemplo do que acontecia nos tempos áureos da aviação soviética.  

Há algumas semanas, a Rostec, controlada pela UAC, disse que a fabricante planeja fornecer ao mercado de aviação da Rússia mais de 110 aviões de vários tipos até 2025, enquanto espera aumentar as taxas de produção para mais de 500 aeronaves até 2030. O desafio atual, no entanto, passa por evitar que as sanções ocidentais ameacem os planos russos, sobretudo por conta do bloqueio em importações e exportações.

Para driblar esse desafio, a Rússia se mobilizou para encontrar formas de substituir a importação de peças por itens fabricados localmente. Isso pode ser atingido em algum momento, mas não no curto prazo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias