
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), assinou, nesta terça-feira (01/04), um contrato com a empresa IACIT para o desenvolvimento e a implantação do Sistema de Radar OTH (Over The Horizon) SKYWAVE, adquirido via Encomenda Tecnológica (ETEC).
A adoção da ETEC no desenvolvimento do radar para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) evidencia o pioneirismo da CISCEA e representa um avanço estratégico para a Força Aérea Brasileira (FAB).
O radar OTH é um sistema de longo alcance, capaz de cobrir um raio de quatro mil quilômetros para alvos voando a cinco mil pés (1.500 metros) de altitude. Essa capacidade aprimora a vigilância aérea e complementa os sistemas de radar atualmente empregados, permitindo a detecção e localização de aeronaves a grandes distâncias e baixas altitudes. Além disso, garante a infraestrutura necessária para que essa capacidade esteja disponível de forma confiável e ininterrupta para o emprego da FAB.
O princípio de funcionamento do radar OTH baseia-se na detecção de alvos de pequeno porte, iluminados de cima para baixo por meio da reflexão dos sinais emitidos a partir do solo na ionosfera.
A implementação do sistema seguirá diversas etapas até sua prontidão operacional, todas alinhadas às normas do processo de Encomenda Tecnológica. Entre elas, destacam-se o estudo do comportamento da ionosfera para a instalação de sondas ionosféricas, a análise ambiental para adaptação do sistema ao local de implantação, a fabricação de componentes, obras de infraestrutura e testes de integração local e remotos.
Benefícios operacionais
O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, destacou a importância da assinatura do contrato para o Brasil e para a FAB:
“É a primeira vez que utilizamos a modalidade de Encomenda Tecnológica para a aquisição de um radar para o SISCEAB. Para o DECEA, isso contribuirá para ampliar a vigilância aérea e fortalecer a capacidade de resposta a eventuais ameaças ou violações do nosso espaço aéreo. Além disso, reforçará a missão da Força Aérea de manter a soberania do País e garantir a segurança da sociedade.”
O Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, ressaltou:
“A aquisição e o desenvolvimento deste radar são de extrema importância para o fortalecimento da base industrial de defesa e, sobretudo, para o conhecimento tecnológico gerado. O novo sistema proporcionará maior segurança no controle do espaço aéreo e na vigilância da Amazônia.”
Sobre a CISCEA
Criada em 23 de julho de 1980, a CISCEA é uma organização subordinada ao DECEA, responsável pela implantação de projetos voltados ao desenvolvimento do SISCEAB, além de outras iniciativas de interesse do Comando da Aeronáutica. Também atua na modernização de sistemas já implantados, garantindo a evolução contínua do controle do espaço aéreo brasileiro.
Leia mais: