Início Aeroportos

DECEA conscientiza sociedade sobre construções no entorno de aeroportos

Aeroporto de Ilhéus – Imagem: Infraero

O crescimento urbano é constante, bem como a preocupação com a segurança das operações aéreas. Pensando nisso, desde o primeiro semestre, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), tem realizado palestras com o objetivo de conscientizar o público sobre construções no entorno dos aeroportos.

Os eventos são coordenados por militares da Subdivisão de Aeródromos do CINDACTA III, e contaram com a presença de representantes das prefeituras dos municípios envolvidas, de equipes da área de segurança operacional dos aeroportos, dos órgãos de controle do espaço aéreo e da construção civil. Durante as apresentações, são demonstradas a importância da compatibilização do uso do solo com os Planos de Zona de Proteção de Aeródromos (PBZPA).

O CINDACTA III destacou, também, a relevância de se conhecer as competências de cada entidade envolvida nos processos de aeródromos no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Nas apresentações, o SysAGA, sistema utilizado pela FAB nesses processos, foi amplamente divulgado. No portal SysAGA, o usuário pode consultar os planos publicados, os Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), as legislações da área de aeródromos e, também, os arquivos que auxiliam na elaboração de processos.

Programa de Conscientização sobre Construções no Entorno de Aeródromos do CINDACTA III já atingiu as cidades de Vitória (ES), Petrolina (PE), Maceió (AL) e João Pessoa (PB) e, ainda, prevê para o segundo semestre de 2022, a realização de palestras nas cidades de Juazeiro do Norte (CE), Salvador (BA), Aracaju (SE), Vitória da Conquista (BA), Ilhéus (BA) e Porto Seguro (BA).

Com isto, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do CINDACTA III, tem contribuído para o crescimento das cidades, ao mesmo tempo em que mantém a segurança do espaço aéreo, evitando prejuízos financeiros à sociedade, demandas judiciais e reforçando a qualidade da segurança e da regularidade das operações aéreas na sua área de jurisdição.

Informações do DECEA

Leia mais:

Sair da versão mobile