O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) esteve presente no XXI Simpósio de Transporte Aéreo (SITRAER), realizado no período de 16 a 18 de outubro, em Fortaleza (CE). O evento teve por objetivo promover discussões sobre o setor aéreo, destacando a importância das pesquisas e inovações para o desenvolvimento e fortalecimento da aviação.
Gerenciamento de Tráfego Aéreo, Infraestrutura Aeronáutica, Mobilidade Aérea Urbana, Operações Aéreas e ESG (Environmental, Social, and Governance) no transporte aéreo foram alguns dos assuntos abordados no evento.
O tema Mobilidade Aérea Avançada sob a perspectiva do DECEA enquanto Órgão regulador do gerenciamento do sistema de controle do espaço aéreo foi ministrado pelo Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Robson Batista Cunha Santos, da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave Não Tripulada do Subdepartamento de Operações do DECEA.
A discussão se concentrou nas transformações necessárias no gerenciamento de tráfego aéreo (ATM) atual devido inovações no segmento aeronáutico, como o Sistema de Aeronave Não Tripulada (UAS), mais conhecido como drone, e Aeronave Elétrica de Decolagem e Pouso Vertical (eVTOL), popularmente conhecida como carro voador.
Foram também apresentados os projetos do DECEA para implementação da Mobilidade Aérea Avançada quanto ao gerenciamento dessas novas tecnologias em determinadas porções do espaço aéreo, como os Projetos BR-UTM e BR-UAM, destinados ao gerenciamento de UAS e eVTOL respectivamente.
Essas iniciativas visam promover a integração e a escalabilidade dessas novas operações, mantendo os altos níveis de segurança operacional, a modernização da aviação e a promoção de um futuro mais eficiente, seguro e sustentável. Para o Capitão Robson, a participação do DECEA em eventos desse tipo é de suma importância.
“Fomenta a participação da academia na busca de soluções para integração segura dessas novas tecnologias no espaço aéreo ao fornecer pesquisas, expertise, validação e profissionais capacitados ao atuar como uma ponte entre o conhecimento fundamental e as aplicações práticas no setor da aviação”, afirmou o Oficial.
Informações do DECEA
Leia mais: