O Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, participou de reunião com autoridades da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), nesta terça-feira (06/08) durante a LABACE (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), para tratar do processo de otimização dos slots no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP).
Segundo informações do DECEA, além da aprovação do plano de voo, o operador aéreo da aviação geral deve reservar um slot (autorizações para pouso e decolagem) pelo Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA), com antecedência de até cinco dias.
Durante o encontro foi apresentado um balanço do primeiro mês da Prova de Conceito sobre a otimização da alocação de slot para a aviação geral, que inclui as aeronaves particulares e por empresas de táxi aéreo.
De acordo com o levantamento, em apenas um mês de operação, de 1º a 31 de julho, houve uma obtenção de slots em 87 das 127 solicitações, resultando em uma taxa de sucesso de 69%.
A Central de Slots atende tanto associados quanto não associados da ABAG, garantindo suporte a uma ampla gama de operadores. Nesse período, foram atendidos 41 operadores privados não-associados à ABAG, de um total de 127 solicitações recebidas, reforçando o compromisso com a inclusão e suporte abrangendo todos os envolvidos na aviação geral.
Foi apresentado também um histórico detalhado dos atendimentos, incluindo a quantidade e natureza das solicitações facilitadas e não facilitadas, que tem o objetivo de manter uma relação transparente com os operadores aéreos para aprimorar continuamente os serviços prestados. Entre os benefícios alcançados no primeiro mês de operação, estão o melhor aproveitamento da capacidade disponível no aeroporto, maior previsibilidade e antecipação na reserva de slot.
O Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, destacou a importância da integração entre os envolvidos. “Esse trabalho colaborativo é fundamental para ter um melhor aproveitamento da operação da aviação geral no aeroporto de Congonhas, além de possibilitar uma aproximação maior com os usuários e atender melhor às necessidades do setor”, afirmou o oficial-general.
O Diretor-Geral da ABAG, Flávio Pires, reforçou o compromisso em continuar aprimorando os serviços e a colaboração com o DECEA, visando garantir a segurança e a eficiência das operações aéreas. “Estamos à disposição para auxiliar e facilitar as operações, promovendo um ambiente mais harmonioso e produtivo”.
Leia mais: