O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que formalizou com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), na última quarta-feira, dia 6 de novembro, a renovação do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a gestão da base de dados terminológica ANACpédia.
A assinatura formal do acordo foi realizada no Edifício Palácio da Fazenda, no centro do Rio de Janeiro, pelo Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro Alexandre Arthur Massena Javoski, representando o DECEA, e pelo Gerente Técnico de Capacitação da ANAC, Vitor Hugo Duarte da Silva.
Criada em 2013, a ANACpédia é uma base online e gratuita de dados terminológicos da aviação. Dispõe de dicionários bilíngues em português, inglês, espanhol e francês, além de listas de siglas. Seu desenvolvimento teve início na ANAC, com a proposta de atender a um público diversificado de profissionais.
A base foi inicialmente concebida para o extinto Departamento de Aviação Civil (DAC), mas, desde então, passou por aprimoramentos, incorporando colaborações do DECEA, a partir de 2014, que contribuíram com termos específicos de controle e navegação aérea, antes menos representados.
Para o Major-Brigadeiro Javoski, a iniciativa deve ser celebrada: “A padronização de termos é essencial na aviação, sobretudo no contexto da segurança operacional. Esse trabalho é muito útil para todas as organizações envolvidas na atividade e, mesmo, para a sociedade.”
De junho a outubro deste ano, foram registrados mais de 14.000 acessos à ferramenta por usuários de 63 países. Há a intenção de lançar, no futuro, um aplicativo dedicado para facilitar o acesso móvel à plataforma.
De acordo com Adriana Ceschin Rieche, tradutora do Subdepartamento de Operações do DECEA, o acordo simboliza um avanço essencial para a unificação dos termos do setor: “A ANACpédia cumpre o papel de facilitar o entendimento de documentos em múltiplos idiomas. Mantê-la atualizada e acessível é um desafio constante, mas os benefícios para a aviação justificam todos os esforços.”
Com o Acordo recém-assinado, as instituições reforçam seu compromisso com a padronização terminológica, facilitando a comunicação técnica no setor. Em constante evolução, a ANACpédia conta também com a colaboração da comunidade aeronáutica. Os usuários podem enviar sugestões e dúvidas para o e-mail anacpedia@anac.gov.br.
A ANACpédia pode ser acessada clicando aqui.
Informações do DECEA