DECEA e Azul debatem avanços no tráfego aéreo em seminário realizado em Campinas

Imagem: DECEA

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) participou, nesta quinta-feira (28/11), do Seminário de Tráfego Aéreo, que aconteceu de forma híbrida, no auditório da UniAzul, em Campinas (SP).

O evento reuniu representantes de organizações militares, companhias aéreas, concessionárias aeroportuárias e órgãos governamentais, para debater as melhores práticas e os desafios do setor aéreo.

A programação incluiu palestras e debates sobre os Projetos Agiles e as ações de melhoria do tráfego aéreo com foco na segurança, eficiência e fluidez das operações aéreas. Foi realizada também uma homenagem aos controladores de tráfego aéreo com a entrega de uma maquete da aeronave da Azul com a pintura simbolizando o profissional.

Na abertura, o diretor da Qualidade e Segurança da Azul Linhas Aéreas, Renato Achoa, destacou a importância da parceria com o DECEA, contribuindo para importantes avanços no tráfego aéreo.

Em sua apresentação, o coordenador do Projeto Agile pelo DECEA, Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Sergio Kebach Martins falou sobre a importância da operação. “O Grupo de Trabalho tem o objetivo de aumentar a eficiência operacional das aproximações, pousos e decolagens de aeroportos estratégicos e de alta demanda de tráfego no Brasil”, pontuou.

O oficial destacou que a operação prioriza o trabalho colaborativo entre o DECEA, companhias aéreas e aeroportos, no qual todos os stakeholders participam ativamente de todas as etapas do projeto.

O trabalho desenvolvido pelo Grupo Ad hoc Aeroportos foi apresentado no seminário. O grupo visa aprimorar a eficiência operacional em aeroportos, a partir de procedimentos elencados pela indústria com foco em benefícios aos aeródromos. Para o Comandante do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA- SE), Coronel Aviador Fabio Lourenço Carneiro Barbosa, as ações discutidas durante o seminário evidenciam a importância da troca de conhecimentos entre pilotos e autoridades do setor para fortalecer a segurança, eficiência e fluidez das operações aéreas.

Os Projetos Agiles implementados nos aeroportos de Guarulhos, Viracopos, Galeão e Santos Dumont, representaram mais de 51 mil voos em outubro de 2024. Como prestadores de serviços de navegação aérea, nosso compromisso é garantir que as melhores práticas sirvam de base para construir soluções que moldem o futuro do tráfego aéreo nos principais aeroportos do Brasil”, destacou o oficial.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Na Espanha, Embratur assina contrato para promoção dos voos da Royal...

0
O retorno da companhia marroquina ao Brasil, desde o começo de dezembro de 2024, aconteceu graças ao Programa de Aceleração do Turismo