O Terceiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (3º/1º GCC), unidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), instalou o Radar de Aproximação de Precisão (PAR-2000) para emprego durante o Exercício COMAO FLIGHT e para a CRUZEX, maior exercício multinacional da Força Aérea Brasileira (FAB), que ocorrerá, em Natal (RN), no período de 03 a 15 de novembro.
O sistema MGCA (Mobile Ground Control Approach) PAR-2000 proporciona a vigilância do espaço aéreo em uma área terminal, a partir dos radares primário e secundário associados, bem como o recolhimento de precisão dos vetores de combate.
Este sistema possibilita o incremento da operacionalidade de combate ao possibilitar o pouso seguro das aeronaves militares, em qualquer aeródromo de interesse operacional, mesmo em condições meteorológicas adversas. O treinamento PAR é uma prática essencial na garantia da segurança e da eficiência das operações aéreas, especialmente no contexto de missões complexas, como os exercícios COMAO e CRUZEX.
Segundo o Comandante do 3º/1º GCC, Major Aviador Rodrigo Pereira Drumond, a prática constante e o treinamento contínuo com o PAR são essenciais para o preparo e o emprego dos controladores de tráfego aéreo e dos técnicos em situações reais. “Ao participarem desses exercícios, esses profissionais podem testar e aprimorar suas habilidades em cenários realistas, que simulam as condições desafiadoras encontradas em operações de combate reais”, explica o Oficial.
O treinamento PAR possibilita também às equipagens (pilotos, controladores de tráfego aéreo e técnicos) ganharem a confiança e a competência necessárias para enfrentarem quaisquer situações, rotineiras ou adversas, garantindo o emprego eficaz e seguro em missões reais e operações militares.
3º/1º GCC
O Esquadrão Morcego tem a missão de prover o serviço de aproximação de precisão radar, em sede ou desdobrado, a partir da instalação, operação e manutenção de radares de aproximação de precisão (PAR) transportáveis em prol das operações aéreas militares, garantindo o regresso seguro das tripulações de combate da Força Aérea Brasileira no cumprimento da missão.
CRUZEX 2024
É um Exercício Operacional multinacional e operacional promovido pela FAB desde 2002, que visa o treinamento conjunto em cenários de conflito e promove a troca de experiências entre os países participantes.
Nesta edição, o Exercício será realizado na Base Aérea de Natal, de 03 a 15 de novembro, e reunirá 16 países, mais de 3.000 militares e cerca de 50 aeronaves, entre brasileiras e estrangeiras.
O AEROIN estará presente no exercício na Base Aérea de Natal, trazendo informações e imagens aos leitores. Para conferir todas as notícias sobre a CRUZEX 2024, clique aqui.
Leia mais: