Início Controle de Espaço Aéreo

DECEA lança simulador que estimar o valor das tarifas de navegação de voos no espaço aéreo brasileiro

Imagem: DECEA

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que criou uma ferramenta para proporcionar ainda mais transparência para os elos e usuários de seus serviços.

O “Simulador de Tarifas” permite que os cidadãos façam uma estimativa do valor cobrado pelos serviços de navegação aérea em cada voo realizado no espaço aéreo brasileiro.

Os dados informados na ferramenta são extraídos da portaria DECEA n° 328/ATAN3, de 12 de julho de 2022. O resultado do cálculo é uma simulação, com base em informações prestadas pelo interessado (aeroportos de origem e destino e peso médio da aeronave na decolagem).

O DECEA, subordinado ao Comando da Aeronáutica (COMAER), é o órgão central do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) que presta diversos serviços essenciais para a aviação, como Planos de Zonas de Proteção de Aeródromos, Cartografia Aeronáutica, Inspeção em Voo, Gerenciamento do Tráfego Aéreo, Meteorologia, Informações Aeronáuticas, Telecomunicações, Auxílios à Navegação, Busca e Salvamento, Vigilância do Espaço Aéreo e apoio às operações aéreas militares.

As tarifas são calculadas com base nos custos gerados pela prestação desses serviços, como a remuneração dos profissionais envolvidos, a aquisição e manutenção dos equipamentos, alimentação e proteção de bancos de dados.

A ferramenta foi desenvolvida pela Assessoria para Assuntos de Tarifas de Navegação Aérea (ATAN) do DECEA e, para fazer a consulta, basta acessar este link.

Saiba mais sobre as tarifas de navegação aérea assistindo a este vídeo:

Sair da versão mobile