Início Controle de Espaço Aéreo

DECEA participa da Conferência Mundial de Radiocomunicação de olho no espectro de frequência aeronáutica

Imagem: DECEA

Representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), estão em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, participando da Conferência Mundial de Radiocomunicação de 2023 (WRC-23). O evento, promovido pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) – agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) –, acontece até o dia 15/12.

O DECEA integra a delegação brasileira, composta por integrantes de diversos setores de telecomunicações nacional, sob gestão da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Juntos, os profissionais prestam todo o assessoramento técnico nos diversos itens de agenda relacionados, diretamente e indiretamente, ao espectro de frequência aeronáutica.

Com o trabalho conjunto e apoio da ANATEL, o DECEA elaborou contribuições relevantes para os itens de agenda aeronáutico a serem apresentadas durante a conferência WRC-23, como o serviço de comunicação VHF via Satélite, Banda Larga HF, veículo Suborbital e faixa de frequência para Terminação de Voo de foguetes. Os dois últimos também contaram com o apoio do Instituto de Aeronáutica de Espaço (IAE).

As participações ativas do DECEA, com apoio da ANATEL, nas reuniões de Radiocomunicação são essenciais para defesa dos interesses nacional, visando à alocação e preservação de faixas de frequências dos sistemas de comunicação, navegação e vigilância da aviação, civil e militar. Além disso, também é fundamental assegurar que esses sistemas estejam protegidos de interferências de outros serviços”, explicou o Capitão Engenheiro Wallace Gutemberg Medeiros Luz, um dos representantes do DECEA.

Informações do DECEA

Leia mais:

Sair da versão mobile