Início Controle de Espaço Aéreo

DECEA vai ao Peru e participa de reunião na OACI sobre segurança do espaço aéreo com RVSM

Imagem: Eurocontrol

Entre os dias 11 e 16 de setembro, representantes da Agência de Monitoração do Caribe e América do Sul (CARSAMMA) participaram da 23ª reunião do Grupo de Trabalho Escrutínio, sediada no escritório regional da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) em Lima, Peru.

Durante o encontro, foi proporcionada uma oportunidade valiosa para aprimorar os procedimentos de cooperação entre a CARSAMMA e os Estados relevantes da América do Sul e do Caribe, com o objetivo de fortalecer a segurança e promover o contínuo aprimoramento do espaço aéreo, especialmente no que concerne à redução da separação vertical mínima (RVSM).

As análises e produtos desenvolvidos pela CARSAMMA ao longo de 2023 desempenharam um papel fundamental no aprimoramento das medidas de segurança e na eficiência das comunicações entre a Agência Regional de Monitoração (RMA) e as Autoridades de Aviação Civil (AAC).

O trabalho desempenhado ao longo do ano também foi de grande importância para o processo de monitoramento de desempenho de manutenção de altitude (LHD), a análise de risco SMS, a auditoria dos planos de voo e o cálculo de risco de colisão vertical (CRM).

Durante a reunião, a CARSAMMA apresentou trabalhos sobre desvios verticais de altitudes, cálculos de risco de colisão de aeronaves, bem como os novos projetos da Agência para o monitoramento dos desvios horizontais aos representantes de diversos países presentes.

O evento promoveu soluções de melhorias nos procedimentos operacionais entre as Regiões de Informação de Voo com mais ocorrências, para que o risco de segurança desejado fosse alcançado por todos, em prol da segurança operacional no espaço aéreo RVSM”, explicou a Chefe da CARSAMMA, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Charlene Roberta da Silva Moreira Aieta.

Informações do DECEA

Leia mais:

Sair da versão mobile