Decola pela 1ª vez o bonito A220 com pintura especial da Trans-Canada Air Lines

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Air Canada A220 Pintura Livery TCA Trans Canada Air Lines
Imagem: Air Canada

A Air Canada estreou oficialmente em voo neste último final de semana seu Airbus A220-300 especialmente pintado com as cores do nome original da companhia aérea, Trans-Canada Air Lines (TCA).

Segundo a empresa, a pintura especial homenageia a herança da companhia aérea, que pode ser rastreada desde sua fundação em 1937. Apesar de ser o primeiro jato do modelo A220 a usar as cores, esta não é a primeira aeronave da frota a ter essa pintura.

A decoração especial para celebrar o patrimônio TCA apareceu pela primeira vez em agosto de 1997, quando a Air Canada celebrou o seu 60º aniversário. Naquela época, ela foi pintada em um Airbus A319 (Número de fabricação 264 e registro C-FZUH) novo de fábrica, fazendo seu voo de entrega de Toulouse, na França, a Montreal, no Canadá, com um grupo de funcionários a bordo para comemorar a ocasião.

Após quase 24 anos na frota, essa aeronave foi aposentada em janeiro de 2021, e o legado foi então passado ao A220.

A pintura especial agora voará pela América do Norte na mais nova aeronave da frota de fuselagem estreita da Air Canada, com o número de fabricação 119 e registro C-GNBN, que fez seu voo inaugural neste domingo, 14 de março de 2021.

O primeiro voo do A220 neste domingo – Imagem: FlightRadar24

Há relação especial com a pintura sendo transferida do A319 para o A220-300. A Air Canada havia sido a primeira operadora do A319 na América do Norte e no ano passado também se tornou a primeira a operar o Airbus A220-300 no continente americano em janeiro de 2020.

Dados sobre a pintura especial do A220:

– 9 Dias foram necessários para pintar este A220;

– 75 Funcionários da Airbus Canada de várias equipes foram envolvidos na pintura;

– 4 Cores foram aplicadas para a pintura;

– 350 Litros de tinta foram usados.

A história por trás do Air Canada Rondelle

Enquanto o logotipo da TCA apresentava orgulhosamente o Maple Leaf, a típica folha avermelhada que é sinônimo de Canadá, a identidade corporativa e o símbolo passariam por uma transformação no icônico Rondelle (a folha com o círculo ao seu redor) que você vê hoje.

Em 1964, dois anos após completar 25 anos, a TCA se tornou a sétima maior companhia aérea do mundo. Reconhecendo a necessidade de refletir ainda mais o tamanho, o prestígio e o futuro brilhante da empresa, além de querer representar com orgulho seu país de origem nos mercados mundiais, foi decidido que uma grande atualização da marca corporativa era necessária.

Tomando emprestado o sucesso da década anterior ao apresentar o apelido “Air Canada” para melhor atender ao mercado de língua francesa, a TCA então orgulhosamente mudou sua marca permanentemente como Air Canada.

Avião Boeing 787-9 Dreamliner Air Canada
Imagem: Adam Moreira / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Informações da Air Canada

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias