Decola ao Brasil mais um voo com o belo avião de 3 motores MD-11; acompanhe e assista ao pouso

O MD-11F voando ao Brasil nessa segunda – Imagem: RadarBox

Esta segunda-feira, 13 de fevereiro, marca mais um dia em que, para alegria dos que gostam de aviação, será registrada uma operação de um clássico avião de três motores McDonnell Douglas MD-11 no Brasil, um modelo que se tornou raro de ser visto no país nos últimos anos.

Na madrugada desta segunda, a aeronave cargueira (MD-11F) de matrícula N596FE, da companhia norte-americana FedEx, partiu do grande centro de operações da empresa aérea em Memphis, nos Estados Unidos, cumprindo o voo FX-42, que tem previsão de pouso às 13h25.

O destino é o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), o único que recebe operações aéreas regulares da FedEx no Brasil.

O voo do belo trijato pode ser acompanhado em tempo real na tela de rastreamento online disponibilizada a seguir, e logo abaixo dela, a segunda tela apresenta a câmera do canal Golf Oscar Romeo no YouTube, que mostra ao vivo os pousos e decolagens no aeroporto da Viracopos.

Atualização: o pouso foi realizado às 13h24, conforme o vídeo a seguir. Na terça-feira, será possível ver a decolagem, conforme descrito abaixo nesta matéria.

Tela 1 – rastreamento online dos voos do N596FE
Os voos também podem ser vistos diretamente no RadarBox neste link.

Tela 2 – câmera ao vivo voltada para o aeroporto de Viracopos

Como mostrado pelo AEROIN há duas semanas, no dia 30 de janeiro a companhia norte-americana também havia colocado um avião MD-11F no voo FX-42, que é feito regularmente pelo modelo Boeing 767-300F.

As mudanças de equipamento neste voo parecem ser apenas casos pontuais de alta demanda (o MD-11 leva mais carga que o B767), já que, segundo dados da ANAC, a companhia não programou nenhuma operação periódica com o avião de três motores ao Brasil.

Pela programação de voo, a aeronave deve decolar apenas na terça-feira, 14 de fevereiro, às 17h40, no voo FX-41, da mesma forma que o fez na vinda anterior, há duas semanas.

O MD-11 deixou de voar regularmente ao Brasil após a alemã Lufthansa substituí-lo pelo Boeing 777 algum tempo depois de a FedEx também fazer a troca do trijato pelo Boeing 767. Porém, enquanto a alemã retirou o modelo de sua frota, a norte-americana ainda segue com mais de 50 unidades em operação.

O clássico avião foi um modelo de muito sucesso, porém, com aeronaves mais modernas tomando seu lugar com mais eficiência, ele vai se tornando cada vez menos comum de se ver.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias