Início Novidades

Decola ao Brasil o avião da Placar Linhas Aéreas, da presidente do Palmeiras; acompanhe o voo

O avião em voo nesta quarta-feira, conforme pode ser acompanhado na tela abaixo – Imagem: FlightRadar24

Está em voo rumo ao Brasil nesta manhã de quarta-feira, 7 de junho, o avião da nova empresa aérea brasileira Placar Linhas Aéreas, que está sendo criada por Leila Mejdalani Pereira, presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras, da Crefisa e da Faculdade das Américas.

O equipamento, como vem sendo mostrado pelo AEROIN há meses, é um avião produzido pela Embraer, modelo E190-E2, a mais moderna geração de jatos comerciais da fabricante brasileira.

Atualmente registrado sob a matrícula estrangeira 2-RLET, o avião voará no Brasil sob a nova matrícula PS-LMP, alusiva às iniciais do nome de Leila. O voo de hoje, que partiu de Alverca, em Portugal, onde estava sendo preparado para a Placar, pode ser acompanhado em tempo real na tela de rastreamento a seguir:

Após estar registrada no Brasil, a aeronave será usada em diversos voos de teste para que a Placar Linhas Aéreas receba, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), seu Certificado de Operador Aéreo e possa iniciar a prestação de serviços fretados, transportando clubes de futebol, com especial destaque ao Palmeiras.

Histórico do avião desde sua fabricação

Este E190-E2, que tem número de série 19020015, foi fabricado em 2019. Em junho daquele ano, foi entregue para a norueguesa Widerøe com a matrícula LN-WEX, sendo o quarto jato deste modelo na empresa.

Imagem: Embraer

No entanto, a companhia tinha encomendado apenas três E190-E2, sendo este avião um suporte extra à frota durante o verão daquele ano. Sendo assim, tão logo o verão acabou, a Widerøe deu um ponto final à operação deste E190-E2 e o devolveu à Embraer em novembro de 2019.

O avião ficou então estocado em Alverca, nas instalações da OGMA (subsidiária da Embraer em Portugal), até setembro de 2020, e depois foi levado aos EUA, na cidade de Nashville, no Tennessee, onde ficou estocado até dezembro de 2021, agora com a matrícula 9H-AHY.

O jato então saiu dos EUA em dezembro de 2021 para voltar ao Brasil, seguindo para as instalações da Embraer em São José dos Campos (SP), seu local de fabricação. Lá permaneceu de dezembro de 2021 até fevereiro de 2022.

Nesse momento, a aeronave surgiu com a matrícula 2-RLET e a pintura especial de Tubarão Tecnológico (Tech Shark), já que a Embraer passou a usá-lo para demonstrações do produto em feiras de aviação por todo o mundo.

Por fim, em setembro de 2022, o avião foi levado até Alverca e por lá ficou, até surgir em maio deste ano com a nova pintura da Placar Linhas Aéreas.

Foto cedida ao AEROIN – Reprodução Proibida

Sair da versão mobile