Decola de Lisboa o grande avião KC-30 da Força Aérea Brasileira rumo ao Líbano; acompanhe o voo em tempo real

O KC-30 taxiando para decolar em Lisboa nesta manhã, em cena da live apresentada abaixo – Imagem: canal Aviação TV

A grande aeronave KC-30 (Airbus A330-200) da Força Aérea Brasileira (FAB) que realizará o resgate de brasileiros acaba de decolar de Lisboa, Portugal, neste sábado, 5 de outubro, com destino a Beirute, Líbano.

Os voos do jato, registrado sob a matrícula FAB 2901 e voando sob a identificação BRS2901, podem ser acompanhado em tempo real pela plataforma AirNav RadarBox, parceira do AEROIN, na tela disponibilizada a seguir:

Além do rastreamento online na tela acima, também é possível assistir ao momento da decolagem no Aeroporto Internacional Humberto Delgado, de Lisboa, na transmissão ao vivo do canal “Aviação TV”, disponibilizada na tela a seguir. O KC-30 pode ser visto taxiando ao buscar a hora 10h46 da gravação, com decolagem a partir das 10h53:

A Operação “Raízes do Cedro” é parte dos esforços do governo brasileiro para garantir a segurança de seus cidadãos em meio a um contexto de crescente tensão na região. O KC-30 decolou da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), no início da quarta-feira, 02 de outubro, e pousou em Lisboa no início da tarde, como foi mostrado pelo canal “Lisbon Airport Spotting” no vídeo a seguir:

Em um comunicado divulgado pelo governo federal, foi informado que os passageiros que estão incluídos neste voo estão recebendo as orientações necessárias para o embarque no aeroporto da capital libanesa.

O governo também reiterou a importância de seguir as orientações de segurança emanadas pela embaixada em Beirute e pelas autoridades locais. Além disso, aconselhou que brasileiros que disponham de recursos considerem deixar o Líbano por meios próprios.

Embora a repatriação estivesse inicialmente prevista para a sexta-feira, 4 de outubro, a operação foi adiada para permitir uma análise mais cuidadosa das condições de segurança, especialmente após os intensificados bombardeios israelenses que atingiram diversas áreas próximas ao aeroporto de Beirute na noite de quinta-feira.

A primeira fase da Operação Raízes de Cedro tem como meta transportar 220 brasileiros que se encontram no Líbano. O objetivo geral dessa operação é repatriar até 500 pessoas por semana, considerando que aproximadamente 20 mil brasileiros residem no país.

Com a continuidade dos conflitos e a instabilidade na região, o governo brasileiro está empenhado em facilitar a repatriação segura de seus cidadãos e manter a comunicação constante com todos os envolvidos na operação. Este esforço mostra a prioridade que o país dá à proteção e ao bem-estar de seus cidadãos no exterior.

Com informações da Agência Brasil

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Airbus decide encerrar sua linha aérea de carga operada com aeronaves...

0
A Airbus encerrará as operações de sua jovem divisão Airbus Beluga Transport, criada para atender à demanda por transporte de carga