Decola de São José dos Campos para entrega o 1º Embraer 195-E2 da canadense Porter; acompanhe

Imagens: Embraer e RadarBox / Edição: AEROIN

O primeiro avião Embraer da nova geração E2 a operar no Canadá e na América do Norte acaba de partir de São José dos Campos (SP) nessa manhã de quinta-feira, 29 de dezembro.

As primeiras duas unidades da companhia aérea canadense Porter Airlines foram entregues pela fabricante brasileira há pouco mais de uma semana, e agora o primeiro exemplar partiu para o voo de translado até sua nova “casa”.

A aeronave do modelo E195-E2, registrada sob a matrícula C-GKQJ, partiu do Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf pouco depois das 10h30, já sob numeração de voo da própria cliente.

O voo PD-9901 tem previsão de fazer uma longa perna até uma escala no Aeroporto Internacional Grantley Adams, em Barbados, no Caribe, antes de prosseguir até o Canadá. Toda a jornada pode ser acompanhada em tempo real na tela do FlightRadar24 disponibilizada a seguir, ou através do RadarBox neste link.

Essa é a primeira aeronave em um total de 50 unidades do E195-E2. Além dos dois jatos entregues na semana passada, a Embraer previa entregar mais três à Porter na véspera do Ano Novo. Até o momento, não há informações oficiais que indiquem se alguma das outras aeronaves partirá para o Canadá ainda nestes últimos dias de 2022.

No total, a Porter possui uma encomenda com a Embraer para até 100 aeronaves E195-E2, já que, além desses 50 pedidos firmes, tem 50 direitos de compra.

A aeronave E195-E2 voará inicialmente a partir do Aeroporto Internacional Pearson, em Toronto, com operações previstas também em Halifax, Montreal e Ottawa, todas cidades no Canadá. Depois, a companhia planeja expandir os voos para a costa oeste e o sul dos Estados Unidos, o México e o Caribe.

Imagem: Embraer
Imagem: Embraer
Imagem: Embraer

Michael Deluce, Presidente e CEO da Porter Airlines, disse que a entrega oficial das aeronaves é o início de uma nova era para a companhia, pois o E195-E2 permite alcançar todo o continente, além do leste do Canadá, ao mesmo tempo em que apresenta uma qualidade de serviço aos passageiros de voos em classe econômica que nenhuma outra companhia aérea da América do Norte oferece.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias