Decola e entra na malha o segundo Boeing 737-800 amarelo da Gol

A Gol Linhas Aéreas concluiu nesta semana a introdução de sua segunda aeronave do modelo Boeing 737-800BCF (convertida de passageiros para carga) na sua malha aérea. O avião, que é parte dos três que serão colocados em operação pela empresa ainda neste ano, fez um voo inaugural na rota entre São Paulo (Guarulhos) e Recife, neste dia 1 de outubro.

No total, até o final de 2023, a Gol terá seis aeronaves do modelo, que serão empregadas em voos contratados pelo marketplace Mercado Livre, conforme contrato firmado no começo deste ano. O acordo tem duração de 10 anos, com opção de adicionar outras seis aeronaves de carga até 2025.

O voo inaugural da aeronave foi registrado pela plataforma FlightRadar24 no primeiro dia de outubro, conforme imagem abaixo. Com matrícula PS-GFB (msn 34279), o jato antes voou com passageiros na Gol como PR-GTF.

Rastreamento do voo: FR24

Os aviões destinados à operação do Mercado Livre fazem parte da frota atual da GOL e passarão por um processo de conversão para cargueiros, sendo designados como 737-800 BCF (Boeing Converted Freighter), equipamentos inovadores em termos de carga e eficiência, com capacidade de 24 toneladas.

Finalizados, terão a cor e a logomarca do Mercado Livre. A GOL Aerotech, unidade de negócios da Companhia especializada em manutenção, reparos e revisões de aeronaves e componentes, a maior da América Latina, está em processo de certificação para executar integralmente as conversões das próximas aeronaves em seu centro de manutenção em Confins-MG.

Com as operações exclusivas para o Mercado Livre, a GOL espera gerar diretamente 100 novas vagas de trabalho e aproximadamente 90 posições indiretas. Uma terceira aeronave do modelo já está pronta na China e será trasladada ao Brasil.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias