Decola em entrega para o Tadjiquistão o polêmico Boeing 787 que era do México

Foto: Bob Allen

Após um processo de reforma e repintura, o antigo avião presidencial do México, um Boeing 787-8 Dreamliner, foi entregue ao seu novo operador, o Governo do Tadjiquistão. O avião, anteriormente registrado como TP-01, partiu dos EUA para uma viagem de 15 horas até sua nova base no aeroporto de Dushanbe.

Como relata o Aviacionline, voo OMD-195, pilotado pela Nomadic Aviation, fecha um ciclo que começou com a saída do avião do México e termina com a entrega no destino final. Imagens dos preparativos para a partida da aeronave foram compartilhadas por Bob Allen, no Twitter, como pode ser visto abaixo.

O avião, agora registrado como EY-001, foi adquirido pelo governo do Tadjiquistão por US$ 92 milhões, segundo anúncio feito pelo presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador em 21 de abril. O anúncio finalizou uma saga pela venda da aeronave, que era considerada pelo atual governo mexicano como muito luxo sem necessidade, alegando que o valor da aeronave poderia ser melhor investido em prol do povo.

Antes dessa transação bem-sucedida, o governo mexicano havia feito várias tentativas malsucedidas de vender a aeronave. Para o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, a Argentina era um possível comprador, mas o país sul-americano rapidamente descartou a ideia.

O avião chegou a ser oferecido como primeiro prêmio em uma rifa pública. No entanto, o governo acabou desistindo de conceder o avião ao vencedor do sorteio, citando o prêmio como “impossível de ser entregue” e oferecendo um prêmio em dinheiro no lugar.

Depois disso, outras tentativas de venda infrutíferas foram se acumulando, até que a venda ao país asiático soasse como um grande alívio, apesar de muitos criticarem o preço muito abaixo da tabela. Com todas as customizações internas e pelas poucas horas de voo, o jato poderia valer até três vezes mais a preço de tabela.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias