Decola o 2º exemplar da nova promessa dos aviões turboélices; veja o bonito vídeo

A aeronave durante o primeiro voo, em cena do vídeo apresentado abaixo

A Textron Aviation anunciou na quinta-feira, 16 de junho, o primeiro voo bem-sucedido do segundo exemplar de ensaios em voo da nova aeronave Beechcraft Denali, à medida que aumenta o impulso para o programa de certificação da aeronave clean-sheet (denominação dada a projetos desenvolvidos do zero, e não como um aprimoramento de um modelo já existente).

Em decorrência do importante marco, a fabricante publicou um vídeo com uma sequência de bonitas cenas no solo, na decolagem e em voo:

A segunda aeronave de testes se junta ao primeiro protótipo Denali, que já havia completado seu primeiro voo em novembro de 2021, no importante programa de ensaios de voo que deverá comprovar o desempenho esperado do Denali.

O voo da aeronave durou duas horas e um minuto, atingindo uma altitude máxima de 15.500 pés (4.700 metros) com velocidade máxima de 240 nós (445 km/h). Até o momento, o programa acumulou mais de 250 horas de voo.

“Este voo é outro passo de vital importância para o programa Beechcraft Denali, pois essa segunda aeronave será usada principalmente para testar sistemas da aeronave como aviônicos, controle ambiental de cabine e proteção contra gelo”, disse Chris Hearne, vice-presidente sênior de Engenharia e Programas. “A equipe fez um grande progresso, cumprindo as principais metas no programa de testes de voo, e chega ao segundo semestre de 2022 com muito impulso.”

Pilotos do programa de testes do Denali – Imagem: Textron Aviation

Espera-se que o programa de certificação de voo da Denali inclua um terceiro avião de ensaios de voo e três fuselagens completas para testes no solo à medida que expande as metas operacionais, com foco no teste de sistemas da aeronave, motor, aviônicos e desempenho geral.

Sobre o Beechcraft Denali

Projetado para atingir velocidades de cruzeiro de 285 nós (528 km/h) e capacidade máxima útil de combustível de 1.100 libras (499 kg), o Denali foi projetado para ter um alcance de 1.600 milhas náuticas (2.960 km) em cruzeiro de alta velocidade com um piloto e quatro passageiros, sendo capaz de voar de Los Angeles a Chicago, Nova York a Miami ou Londres a Atenas.

O Denali é a primeira aeronave equipada com o motor Catalyst da GE. Assim como as outras aeronaves da empresa, o Denali também pode usar combustível sustentável de aviação. O motor turboélice com classificação FADEC de 1.300 cavalos de potência (SHP) facilita a carga de trabalho do piloto com sua manete única de controle de potência e da hélice.

O avião também está equipado com a nova hélice de material composto de 105 polegadas (2,66 metros) de diâmetro, 5 pás e velocidade constante da McCauley, que é totalmente embandeirada com inclinação reversível e proteção contra gelo.

O cockpit apresenta o conjunto de aviônicos intuitivos Garmin G3000 com controladores de alta resolução e tela sensível ao toque. Um controle automático de potência Garmin integrado agora é um recurso padrão, que faz interface com o Sistema de Controle Automático de Voo (AFCS) e o Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS) para fornecer controle de velocidade fácil em todos os regimes de voo, desde a decolagem até o pouso.

Informações da Textron Aviation

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias