Decolou no início dessa manhã de quarta-feira, 7 de dezembro, e está em voo no momento da publicação dessa matéria, o único Airbus A330-800 vermelho do mundo, que é também um dos poucos exemplares produzidos desse modelo.
A menor versão da família A330neo é atualmente o modelo com o pior desempenho de vendas da história da Airbus, com apenas 8 unidades produzidas, sendo uma pertencente à própria fabricante e as demais 7 agora todas entregues.
A Air Greenland, da Groenlândia, é que recebe esta nova aeronave A330-800, tornando-se a mais recente operadora do tipo. As demais são a Kuwait Airways, com duas unidades entregues em 2020 e outras duas em 2022, e a Uganda Airlines, com uma unidade em 2020 e mais uma em 2021.
O A330neo substituirá a aeronave da geração anterior na frota da empresa, um Airbus A330-200, reduzindo o custo operacional, melhorando a eficiência ambiental e oferecendo uma melhor experiência de viagem ao passageiro.
O voo desde Toulouse até Kangerlussuaq, na Groenlândia, pode ser acompanhado em tempo real na tela de rastreamento a seguir, com previsão de pouso por volta das 12h10 (horário de Brasília):
O A330neo da Air Greenland foi configurado para 305 passageiros, com 42 assentos na classe Premium e 263 assentos na classe econômica.
A Air Greenland também firmou um acordo com a Airbus sobre Flight Hour Services (FHS) cobrindo o fornecimento de componentes e serviços de manutenção. Com base em um modelo de economia circular e redução da pegada de carbono, o Airbus FHS oferece mais sustentabilidade ao longo do ciclo de vida da aeronave.
Para enfatizar a estratégia de sustentabilidade da Air Greenland, o voo de entrega foi abastecido com uma mistura de 30% de combustível sustentável de aviação (SAF).
A Air Greenland implantará primeiro o A330neo entre a ilha ártica e a Dinamarca, posteriormente adicionando rotas norte-americanas e europeias.