Início Variedades

Decola para o 1º trecho da operação até o Brasil o diferente avião Antonov AN-12; siga em tempo real

Antonov AN-12 da Cavok Air, igual ao que está vindo ao Brasil

Como informado ontem pelo AEROIN, mais uma incomum passagem de um avião Antonov AN-12 produzido na época da União Soviética acontecerá no Brasil nesta semana.

E nesta manhã de terça-feira, 14 de novembro, a aeronave já decolou sem atraso em relação à programação, para o primeiro dos quatro trechos da operação, podendo ser acompanhada em tempo real para que se possa assistir aos pousos e decolagens nos dois aeroportos em que passará no Brasil.

Imagem: RadarBox

A tela a abaixo, do FlightRadar24, permite rastrear a posição da aeronave em tempo real, assim como também pode ser feito na plataforma RadarBox ao acessar este link (Obs: a aeronave só aparecerá quando estiver sendo captada por receptores das plataformas, podendo não aparecer em certos lugares, como sobre o oceano).

Abaixo do rastreamento, veja mais detalhes sobre o avião, a operação e os dois aeroportos brasileiros envolvidos.

Tela de rastreamento do UR-CNN em tempo real:

Segundo pessoas próximas à operação informaram ao AEROIN, a empresa ucraniana Cavok Air foi contratada para um transporte de carga partindo da Europa nesta terça-feira, 14 de novembro, e terminando no Rio de Janeiro na quinta-feira, 16.

O avião cargueiro de quatro motores decolou do Aeroporto de Stavanger, na Noruega, às 12h00 UTC (09h00 no horário de Brasília), e fará três escalas antes de chegar ao destino. A primeira será nas Ilhas Canárias, a segunda será em Cabo Verde e a última parada técnica acontecerá já no Brasil, no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre – Guararapes, em Recife (PE).

Da capital pernambucana, o Antonov AN-12 parte para a etapa final até o Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão, na capital fluminense, onde o pouso é previsto às 16h00 UTC (13h00 de Brasília) da quinta-feira.

O voo é o CVK7058, que transporta equipamentos relacionados à indústria de óleo e gás. O uso deste modelo de avião, que possui uma grande porta de carregamento na traseira, deve-se ao tamanho da carga, acima das dimensões padrão (“oversized”) para entrada pelas portas dos aviões cargueiros tradicionais.

O avião alocado para a operação é o AN-12 de matrícula UR-CNN, um exemplar que, segundo o planelogger, foi fabricado em 1967, portanto, tem 56 anos de uso.

Como existem câmeras ao vivo no YouTube voltadas tanto ao Aeroporto de Recife (canal Papa Charlie Golf) quanto ao do Galeão (canal Aviation TV), será possível acompanhar ao vivo os pousos e decolagens.

Sair da versão mobile