Decola pela 1ª vez desde que chegou ao Brasil o novo avião Airbus A330 da Força Aérea; assista

O A330 decolando, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Nessa manhã de sábado, decolou pela primeira vez desde que chegou ao Brasil o novo Airbus A330-200 da Força Aérea Brasileira (FAB), o segundo e último exemplar do maior avião da história da FAB.

Quem assistia à câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo no YouTube, conforme vídeo abaixo nesta matéria, pôde acompanhar o jato de matrícula FAB2902 sendo rebocado do pátio da Azul Linhas Aéreas até o ponto de espera da cabeceira 33, onde foi acionado, preparado e partiu para um voo de manutenção de cerca de 25 minutos.

Imagem: FlightRadar24

A preparação e a decolagem ocorreram a partir das 11h50, e a aproximação e pouso de volta em Viracopos já podiam ser acompanhados a partir das 12h20. A gravação a seguir foi feita a partir da transmissão da câmera ao vivo:

Este segundo exemplar dos dois A330-200, que na FAB são designados como KC-30, chegou ao Brasil na última terça-feira, 25 de outubro, também como parte da licitação vencida pela Azul Linhas Aéreas para fornecê-los.

Essa aeronave tem número de série 1508 e apenas oito anos de idade. Foi fabricada em 2014 e entregue inicialmente à Avianca Colômbia como N508AV. Depois, foi repassada à Avianca Brasil (OceanAir), na qual voou como PR-OCK até março de 2019, momento em que a companhia brasileira suspendeu operações e o avião acabou armazenado em Lourdes-Tarbes, na França, até se tornar parte do atual processo.

Assim que o FAB2902 estiver pronto, deverá ser transladado para a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, como também ocorreu com o FAB2901, onde será oficialmente entregue ao Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT), o Esquadrão Corsário.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias