Decola pela 1ª vez no Brasil o maior avião rosa da Azul, o A330neo PR-ANV; assista ao pouso

Imagem: Eurofilms, via YouTube

Partiu nessa terça-feira, 15 de novembro, do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), o maior avião de pintura rosa da história da Azul Linhas Aéreas, em seu primeiro voo desde que chegou da França para a frota da companhia.

O Airbus A330-900 (A330neo) registrado sob a matrícula PR-ANV estava em Confins desde o início de novembro, passando pelos procedimentos de nacionalização, e agora foi transferido para a principal base da Azul, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

A chegada, com pouso pouco antes das 15:00, seguido de taxiamento até o hangar da Azul, pode ser assistida nos players a seguir, em vídeos publicados pelos canais “Golf Oscar Romeo” e “Viracopos FullHD”.

O PR-ANV chegou a Confins no dia 5 após pouco mais de 10 horas de voo desde o aeroporto de Lourdes-Tarbes, onde estava estocado na França. Ele foi fabricado em Toulouse e entregue à Azul em 2020, porém, devido aos impactos da pandemia, a companhia optou por mantê-lo estocado, sob cuidados da TARMAC Aerosave, empresa pertencente ao Grupo Airbus e especializada em manutenção, estocagem e desmontagem de grandes aviões.

Esse exemplar é o último dos cinco A330-900 encomendados pela Azul, e vem se juntar às demais aeronaves com pintura rosa na frota (ATR 72-600, Embraer 195-E2 e Airbus A320neo), em alusão à campanha Outubro Rosa de conscientização sobre o câncer de mama.

Com a chegada desse A330neo e a recente adição do modelo Airbus A350-900, a Azul planeja começar a remover os antigos A330-200, melhorando a eficiência operacional e reduzindo a idade média de sua frota.

Ainda não há informações oficiais sobre a data de início dos voos comerciais com a nova e maior aeronave rosa da história da companhia.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aviação pela vida: 2022 teve 5,7 mil itens para transplantes levados...

0
Considerando a Força Aérea Brasileira (FAB), empresas estrangeiras, trajetos terrestres e outros transportes, o total chega a 7.840 itens.