Decola pela primeira vez a aeronave eVTOL de 4 assentos da alemã Volocopter

VoloConnect – Imagem: Volocopter

Nesta terça-feira, 7 de junho, no UP.Summit, um encontro anual de líderes em inovação em transporte organizado pela empresa de investimentos UP.Partners, a alemã Volocopter, pioneira em mobilidade aérea urbana (UAM), anunciou que alcançou outro marco para dar vida à UAM: sua aeronave de passageiros de asa fixa, VoloConnect, completou seu primeiro voo em maio de 2022.

Essa conquista torna a Volocopter a única desenvolvedora de eVTOL (aeronaves elétricas de pouso e decolagem verticais) em todo o mundo a ter uma frota inteira de configurações de aeronaves distintas passando por testes de voo.

A terceira solução de produto da Volocopter, o VoloConnect, oferecerá viagens mais longas e mais rápidas do que qualquer outra aeronave Volocopter até hoje, com um alcance de mais de 60 milhas (96 km) e velocidades de voo acima de 155 mph (250 km/h). O alcance estendido e a carga útil mais alta do avião de passageiros levarão viajantes de negócios e passageiros para além do centro da cidade em rotas intermunicipais.

Com os designs das aeronaves VoloCity e VoloConnect atendendo, respectivamente, às demandas de voos metropolitanos e conexões suburbanas em regiões densamente povoadas, a empresa Volocopter está pronta para atender a uma ampla gama de necessidades de voo dos passageiros. O VoloConnect tem como objetivo entrar em serviço em 2026, enquanto o VoloCity tem como objetivo o lançamento comercial em 2024.

A Volocopter projetou o VoloConnect e suas outras aeronaves eVTOL para atender aos mais altos padrões de segurança da aviação de acordo com a regulamentação da EASA (European Aviation Safety Agency).

O protótipo deste mais recente modelo completou seu primeiro voo neste último mês de maio de 2022 após apenas 17 meses de fabricação e realizou algumas manobras por 2 minutos e 14 segundos durante seu primeiro voo. O equipamento tem todas as características de aerodinâmica e desempenho planejadas para o futuro produto comercial.

VoloConnect – Imagem: Volocopter

O VoloConnect é uma aeronave otimizada para missões além do espaço urbano e suburbano. Mantendo as peças móveis no mínimo, seus seis rotores facilitam a decolagem vertical, enquanto dois fans elétricos em combinação com asas garantem altas velocidades de avanço horizontal.

O protótipo VoloConnect está sendo submetido a uma exigente série de testes de voo para verificar se a aeronave e seus sistemas estão de acordo com os limites de desempenho e preparados para as etapas de desenvolvimento subsequentes. Essa fase abrange uma série de testes diferentes, incluindo testes padronizados de baixa velocidade, transição, alta velocidade e falha de motor, para voos automatizados e autônomos posteriores – todos os testes padrão para um fabricante de aeronaves de passageiros eVTOL.

Nos três primeiros voos de teste desta campanha, a equipe conseguiu verificar uma parte significativa do envelope operacional do eVTOL, com velocidades de avanço de até 40 mph (64 km/h) e velocidades de voo lateral de 28 mph (45 km/h). O envelope do voo de teste será ampliado gradualmente como parte da campanha nas próximas semanas.

Para serviços futuros, a Volocopter pretende integrar totalmente todas as suas três aeronaves em ecossistemas UAM individualizados para cidades e usar sua plataforma digital VoloIQ para unir todas as operações de voo da empresa, serviços de passageiros, manutenção e muito mais, para uma experiência de mobilidade completa.

Informações da Volocopter

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias