Início Indústria Aeronáutica

Decola pela primeira vez um Boeing 737 MAX 10 com a pintura de uma companhia aérea

Todos os voos anteriores do Boeing 737 MAX 10 haviam sido feitos pelos dois protótipos da fabricante americana, que carregam uma pintura promocional do modelo.

Na última quinta-feira, 18 de novembro, a Boeing realizou os primeiros testes em voo com o Boeing 737 MAX 10 de matrícula N6055X (matrícula ainda de testes). A novidade é que o equipamento é o primeiro avião do modelo a voar usando a pintura completa de um cliente, no caso, a United Airlines. O fato foi compartilhado pela própria fabricante em suas redes sociais.

O modelo MAX 10, o maior avião da família Boeing 737 jamais construído, ainda não está totalmente certificado e, portanto, não pode ser operado por empresas aéreas. A Boeing realiza os voos de testes com celeridade, mas não espera que a certificação aconteça até o final desse ano (na verdade, ainda deve demorar muitos meses).

O prazo de dezembro de 2022, no entanto, é particularmente crítico, pois, todas as aeronaves novas certificadas após essa data terão que cumprir com uma nova regra aprovada pelo Congresso Americano, que estabelece a colocação de novos alertas de cabine. O MAX 10, por ora, não tem esses alertas e a Boeing tenta ainda convencer os senadores a postergarem o prazo.

Caso tal prazo não seja movido, a Boeing terá que adaptar a aeronave para cumprir a nova lei, incorrendo em novos atrasos na certificação e na operação, já que os novos alertas vão requerer treinamento específico aos pilotos, mesmo para aqueles que hoje já voam nos demais membros da família MAX.

A GOL também é cliente do modelo MAX 10, com doze encomendados no momento, para recebimento entre 2027 e 2030.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile