Decola rumo à América do Sul o avião Jumbo da NASA; acompanhe

O Boeing 747 logo após partir dos Estados Unidos – Imagem: RadarBox

Está em voo, no momento da publicação desta matéria, rumo à América do Sul, um dos mais exclusivos aviões da história da família Boeing 747 e de toda a aviação: o Jumbo Jet adaptado pela NASA e DLR (as agências de pesquisas espaciais dos Estados Unidos e da Alemanha, respectivamente).

Como vimos aqui no AEROIN nesta semana, a NASA anunciou oficialmente que, a partir desta sexta-feira, 18 de março, e pelas próximas duas semanas, a América do Sul será a base do Boeing 747-SP conhecido como SOFIA, acrônimo para Observatório Estratosférico para Astronomia Infravermelha (SOFIA), em inglês.

Trata-se de um avião adaptado com a instalação de uma enorme porta na seção traseira de sua fuselagem, que pode ser aberta em voo, revelando abaixo dela um telescópio refletor de 2,7 metros de diâmetro. Voando particularmente à noite entre 38.000 e 45.000 pés, o Jumbo coloca-se acima de 99% da atmosfera de bloqueio de raios infravermelho, permitindo estudos do sistema solar de maneiras que não são possíveis com telescópios terrestres.

No resto do interior da fuselagem, o avião possui um complexo de equipamentos para a captação e processamento dos dados do telescópio, conforme já vimos previamente aqui no AEROIN em um vídeo de uma visita pelo Boeing 747 (caso você não tenha visto ou queira ver novamente a gravação do incrível interior, pode acessar clicando aqui).

Todo este aparato aéreo ficará baseado no aeroporto internacional de Santiago do Chile, segundo informou o noticiário local El Mercurio, já que, segundo afirmou o chefe de operações da missão SOFIA, Ed Harmon, “O Chile tem grandes vantagens meteorológicas, condições de observação, infraestrutura moderna e possibilidade de ter locais de pouso alternativos”.

Imagem: DLR

Durante estas duas semanas, estudará os céus do hemisfério sul, e pode ainda retornar entre junho e setembro, dependendo dos fatores climáticos.

A decolagem do Jumbo de matrícula N747NA rumo à América do Sul aconteceu no início da madrugada desta sexta-feira, à meia-noite e 50 minutos do horário de Brasília (03h49 UTC). O voo, identificado como NASA747, partiu da base operacional do SOFIA, o aeroporto de Palmdale, na Califórnia, e tem previsão de pouso em Santiago às 11h41 (horário local).

Imagem: RadarBox

O voo pode ser acompanhado em tempo real no rastreamento online através da tela a seguir ou deste link (Nota: ele pode não aparecer em momentos em que estiver sobre o Oceano):

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Unindo aviação civil e policial, HeliXP terá a 1ª Conferência de...

0
Estão confirmadas as participações de palestrantes das Unidades de Aviação Policial do Paraguai, da Polícia Militar de São Paulo, da Polícia