Decolagem é abortada após coelho ser atropelado na pista

Tarom
ATR-72 da Tarom, semelhante ao envolvido no incidente – Imagem: Ken Fielding, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Um curioso incidente pouco comum foi registrado no último dia 9 de setembro, quando um coelho invadiu a pista de um aeroporto, sendo atropelado por uma aeronave que estava na corrida de decolagem.

A ocorrência se deu com o ATR 72-600 registrado sob a matrícula YR-ATJ, da companhia aérea romena TAROM, que estava prestes a realizar o voo de número RO-630 de Oradea para Bucareste, ambas na Romênia.

Segundo reporta o The Aviaion Herald, a aeronave, que estava com 43 passageiros, acelerava na pista 19 do Aeroporto Internacional de Oradea quando o coelho atravessou o caminho do bimotor.

A tripulação rejeitou a decolagem ainda em velocidade relativamente baixa, com cerca de 65 nós (120 km/h), após não conseguir desviar do animal e o atropelar com o trem de pouso do nariz. Com o incidente, a aeronave retornou ao pátio.

Após a ocorrência, um segundo ATR 72-600, registrado sob a matrícula YR-ATM, foi alocado para o serviço e realizou o voo, que chegou à Romênia com cerca de 8 horas e 50 minutos de atraso.

A aeronave da ocorrência, por sua vez, foi inspecionada por mecânicos e voltou ao serviço cerca de 13 horas após incidente, realizando um voo para Bucareste. A companhia afirmou que o ATR não sofreu nenhum dano, e a situação do coelho não foi informada.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Azul faz uma pausa na rota entre São José do Rio...

0
A Azul Linhas Aéreas informa que em breve voltará a fornecer conexão aérea direta entre a cidade de São José do Rio Preto e a de Confins.