A Texel Air completou com sucesso o primeiro voo EDTO (Extended Detour Time Operations) 120 global em um Boeing 737-800 Converted Freighter (BCF), após receber aprovação de certificação da Autoridade de Aviação Civil da Nova Zelândia (CAANZ).
Como informou o Air Cargo News, este marco permite à companhia aérea operar voos até 120 minutos de distância do aeroporto adequado mais próximo, superando os limites anteriores de 75 minutos sem aprovação.
O voo inaugural ocorreu entre Melbourne e Perth, operado em nome da Team Global Express (TGE), marcando o início de operações regulares EDTO 120. A aprovação alinha-se com o recente aval da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) para operações estendidas sobre grandes extensões de água por bimotores (ETOPS) para o 737-800BCF, com limite de até 180 minutos.
Futuramente, a Texel Air pretende expandir sua aprovação para EDTO 180, maximizar flexibilidade de rotas e eficiência de planejamento. Este desenvolvimento abre novas rotas anteriormente inacessíveis, permitindo trajetos mais eficientes, particularmente cruciais sobre o Mar da Tasmânia e entre Perth e Melbourne.
“Capacidades ETOPS e EDTO são críticas para os nossos negócios, e escolher o Boeing 737-800BCF considerou esses fatores”, afirmou John Chisholm, presidente da Chisholm Enterprises, à frente da Texel Air e sua afiliada, Texel Air Ltd (Australasia).
A Texel Air opera atualmente quatro 737-800BCF na Austrália, parte da rede multimodal da Team Global Express, e um na Nova Zelândia para a Parceline Express, em nome da NZ Post e Freightways. A nova capacidade EDTO120 facilita pontes aéreas entre a Austrália e nações insulares remotas no Pacífico Sul.
Chisholm destacou que as operações EDTO 120 ampliam o alcance e a confiabilidade, permitindo voos mais distantes dos aeroportos alternativos, essenciais para a entrega expressa e cargas perecíveis. “Eventos climáticos podem fechar aeroportos alternativos, mas com EDTO 120 ampliamos nossas opções e fornecemos rotas mais diretas, oferecendo eficiência e confiabilidade aos nossos clientes”, disse ele.
Esta evolução é um passo crucial para operações de carga mais rápidas, confiáveis e eficientes em termos de combustível através do Mar da Tasmânia, demonstrando o compromisso da Texel Air em oferecer serviços superiores de transporte aéreo de carga na região.