Início Acidentes e Incidentes

EUA divulga vídeo de caça russo despejando combustível em seu drone de monitoramento

O Departamento de Defesa dos EUA divulgou um vídeo da interceptação aérea de uma aeronave não tripulada americana MQ-9 Reaper por um caça russo Su-27 Flanker no Mar Negro esta semana. O vídeo é um clipe de 42 segundos que mostra como ocorreu a colisão que danificou a aeronave americana e a forçou a pousar em águas internacionais.

O vídeo começa com o Su-27 se aproximando do MQ-9 pela popa e começando a despejar combustível. Em seguida, o Su-27 faz uma segunda aproximação e despeja mais combustível. A transmissão de vídeo é interrompida às 00:29, quando as aeronaves parecem colidir. Quando a alimentação é restaurada, pode-se ver as hélices do Reaper com uma delas dobrada.

O incidente foi confirmado pela Força Aérea dos EUA, que disse que os Su-27 haviam realizado a interceptação “de maneira não profissional”. O vídeo também parece sugerir que a colisão não foi intencional, mas provavelmente foi causada por um erro de avaliação do piloto russo.

Em suma, o vídeo divulgado pelo Departamento de Defesa dos EUA confirma as acusações de que o incidente foi causado por uma interceptação dos Su-27 Flanker. Além disso, o vídeo ajuda a esclarecer o que aconteceu durante a colisão, ajudando a entender melhor o motivo pelo qual o MQ-9 foi forçado a pousar (ou caiu) em águas internacionais.

O vídeo pode ser assistido abaixo (aguardar pelo carregamento)

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile