Definida a 1ª empresa a usar o novo tapete que dá mais conforto a comissários nos aviões

Imagem: Lufthansa Technik

A companhia aérea alemã Condor e a Lufthansa Technik assinaram um contrato para a instalação do sistema de aquecimento de piso HeatNOW, recentemente desenvolvido pela Lufthansa Technik, na frota de aeronaves A320.

Pontos frios em aeronaves são um problema bem conhecido: enquanto a cabine de passageiros é controlada por zonas para temperaturas confortáveis aos passageiros, com temperaturas externas de -52°C as galleys (“cozinhas” do avião) podem chegar a -10°C durante um voo, especialmente nas áreas inferiores das portas.

Essas condições não apenas criam um ambiente de trabalho desconfortável para os membros da tripulação, mas também geram outros problemas, com um potencial congelamento. Em situações em que uma aeronave está operando em clima muito frio, as diferenças de temperatura fazem com que umidade condensada se acumule na vedação da porta e nas peças mecânicas, congelando-as e dificultando que as portas se abram em condições de gelo no solo.

O HeatNOW é um sistema de aquecimento patenteado baseado em um revestimento condutor que previne efetivamente a formação de áreas frias na aeronave. O tapete de aquecimento consiste em uma camada de aquecimento entre duas camadas de proteção adicionais.

Conectada à alimentação elétrica do avião, a camada condutora atua como um resistor e se aquece de maneira autorregulada. A potência pode ser ajustada em vários estágios, conforme necessário. O HeatNOW proporciona assim um aquecimento uniforme e homogêneo das áreas do piso.

Segundo a Lufthansa Technik, as soluções convencionais, como os painéis de piso aquecidos padrão, apresentam altas taxas de falhas devido ao seu design, são caras e menos eficientes, pois às vezes só podem ser reparadas com grandes custos. O sistema HeatNOW, por sua vez, ultrafino e leve, pode ser instalado de forma fácil e flexível em praticamente qualquer painel de piso desejado, nas galleys ou em áreas de estar, com alto desempenho com grande confiabilidade.

O HeatNOW é certificado pela EASA (Agência de Segurança da Aviação da União Europeia) para as famílias de aeronaves Airbus A320 e Boeing 737. A certificação pode ser facilmente estendida a outros tipos de aeronaves.

“Escolhemos o HeatNOW principalmente porque a saúde de nossas equipes é muito importante para nós. Com este novo sistema de aquecimento, queremos oferecer às nossas equipes um local de trabalho mais confortável e evitar que fiquem em uma área de trabalho parcialmente fria”, diz Christian Schmitt, COO da Condor.

“Depois de ter sido solicitado por várias companhias aéreas para desenvolver uma alternativa econômica para modernizar um sistema de aquecimento de piso na cabine e nas áreas da cabine, agora temos o prazer de equipar a Condor como nosso primeiro cliente de companhia aérea com o HeatNOW”, diz Niels Dose, gerente de vendas de produtos da Lufthansa Technik.

“Para os operadores de aeronaves de carga, o HeatNOW é também extremamente interessante como um sistema de aquecimento adicional de piso na área da galley dianteira, entre o cockpit e o compartimento de carga principal, onde os comissários de carga passam o tempo durante o voo. Acreditamos que estamos oferecendo uma ótima alternativa aqui, seja como um sistema de aquecimento adicional em aeronaves já equipadas ou como uma solução completa de retrofit”, conclui Niels.

Informações da Lufthansa Technik

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias