Definido o que o avião Jumbo da Virgin lançará em sua primeira missão fora dos EUA

Foguete LauncherOne logo após ser liberado da asa do Boeing 747 – Imagem: Virgin Orbit

A Virgin Orbit anunciou na terça-feira, 28 de junho, que já tem definido o que seu avião Jumbo especial lançará na primeira operação feita fora dos Estados Unidos.

A companhia espacial realizará uma missão conjunta entre o Ministério da Defesa do Reino Unido (MOD) e o Escritório Nacional de Reconhecimento dos Estados Unidos (NRO) em um voo histórico saindo do Aeroporto de Newquay, em Cornwall, Inglaterra, no final deste ano. Será o primeiro lançamento de foguete partindo de solo britânico e o primeiro lançamento comercial partindo da Europa Ocidental.

Fundada por Sir Richard Branson em 2017, a Virgin Orbit iniciou o serviço comercial em 2021 e já colocou em órbita satélites comerciais, civis, de segurança nacional e internacionais.

Os foguetes LauncherOne da Virgin Orbit são projetados e fabricados em Long Beach, Califórnia, e são lançados do ar a partir da aeronave transportadora 747-400 modificada, que permite que a Virgin Orbit opere a partir de locais em todo o mundo para melhor atender às necessidades de cada cliente. Até mesmo o Brasil já está nos planos da empresa, com o anúncio da abertura de uma filial no país.

Na missão na Inglaterra, a Virgin Orbit enviará dois satélites para a Órbita Baixa da Terra (Low-Earth Orbit – LEO) usando a plataforma de lançamento LauncherOne a bordo da “Cosmic Girl” (Garota Cósmica), uma aeronave Boeing 747-400 modificada.

O Prometheus 2 CubeSats é um satélite que fornecerá uma plataforma de teste para monitorar sinais de rádio, incluindo GPS e imagens sofisticadas, que devem abrir caminho para um sistema de comunicação espacial mais colaborativo e conectado.

Imagem: Virgin Orbit
Imagem: Virgin Orbit

O objetivo da missão é permitir que o MOD entenda melhor como o Reino Unido e os parceiros internacionais podem trabalhar juntos para criar um sistema mais capaz e flexível a um custo menor do que poderia ser alcançado sozinho. A tecnologia a bordo dos satélites é projetada para identificar novas técnicas e algoritmos para operação de satélites e processamento de dados.

O primeiro voo da Virgin Orbit no exterior será a sexta missão consecutiva do lançador transportando satélites de clientes comerciais e governamentais desde que iniciou as operações em 2021, demonstrando sua capacidade de lançamento de qualquer aeródromo capaz de operar o Boeing 747 em todo o mundo.

A Virgin Orbit tem trabalhado com a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA), a Força Aérea Real (RAF) e a equipe do Spaceport Cornwall para fazer todos os preparativos necessários para a decolagem. Este lançamento do LauncherOne expande os recursos de lançamento inovadores do NRO como o primeiro lançamento horizontal do Escritório norte-americano.

Informações da Virgin Orbit

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias