Divulgado quem é o dono do moderno helicóptero que o avião Beluga trouxe ao Brasil

Imagem: Reprodução / Golf Oscar Romeo, via YouTube

O exótico avião Airbus A300-600ST Beluga veio, sua carga muito especial foi descarregada no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e um grande número de pessoas teve a oportunidade de ver, ao vivo ou pelas transmissões na internet, a primeira vinda deste modelo de avião ao Brasil.

Mas após a grande repercussão da operação, ficou a curiosidade: de quem seria o moderno e luxuoso helicóptero Airbus ACH160 – o primeiro de um cliente na América Latina e um dos primeiros do modelo no mundo?

A princípio, após a aeronave ser montada no hangar da Azul Linhas Aéreas em Viracopos e alçar voo, foi possível identificar a matrícula PS-AXM, permitindo uma consulta ao cadastro junto ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). No vídeo a seguir é possível relembrar a primeira aparição do bonito helicóptero no pátio da Azul e a primeira decolagem:

Porém, apesar da matrícula vista no vídeo acima, no RAB o ACH160 tem como proprietário e como operador a Helibras, brasileira subsidiária da Airbus, o que não permitiria saber para quem a empresa repassaria o equipamento.

Mas o “mistério” chegou ao fim nesta semana, quando o jornalista Lauro Jardim revelou o comprador do helicóptero. Trata-se de Beto Sicupira, um bilionário empresário carioca de 74 anos e sócio nas empresas Anheuser-Busch InBev, Burger King e Kraft-Heinz, entre outras.

Segundo registros das plataformas de rastreamento online, depois de partir do aeroporto de Viracopos no dia 28, o PS-AXM ficou no Campo de Marte, em São Paulo, onde há um hangar da Helibras, até o dia 29. De lá, voou para Congonhas, onde ficará hangarado.

Depois, no dia 30, voou até o Helipark, em Carapicuíba (SP), e depois deslocou-se até São José dos Campos (SP), retornando a Congonhas ainda no mesmo dia.

Por fim, neste dia 1º de agosto, o ACH160 foi ao litoral paulista na região de Santos e depois retornou novamente a Congonhas.

Os voos do PS-AXM podem ser acompanhados em tempo real pela plataforma RadarBox através deste link.

Assine gratuitamente a nossa Newsletter para receber notícias como essa e outras exclusivas direto em seu e-mail.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Sindicato oficia a Latam sobre tempo mínimo de descanso a bordo...

0
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) encaminhou ofício à Latam Airlines Brasil solicitando esclarecimentos sobre possível descumprimento