Início Empresas Aéreas

‘Deixa disso’: Airbus espera solução amigável no conflito com a Qatar Airways

Depois da coisa descambar para as vias judiciais, com processos abertos de ambos os lados e muitas acusações, a Airbus agora diz que espera chegar a uma solução pacífica com a Qatar Airways para aos problemas com a pintura dos aviões A350, disse o CEO da fabricante europeia, Guillaume Faury, na quinta-feira, informou a Reuters.

As duas empresas estão disputando há mais de um ano sobre os defeitos na pintura de 21 jatos da aérea árabe, que sofrem com a erosão a ponto de deixarem à mostra as camadas abaixo da tinta. Segundo a Qatar, isso afeta, inclusive, a proteção contra raios dos aviões. A Airbus reconhece que isso demanda atenção, embora insista que os problemas não comprometem a segurança. A agência de segurança da aviação da Europa (EASA) também não emitiu nenhuma diretriz que impedisse os aviões de voar.

No final do ano passado, a Qatar Airways processou a Airbus em mais de US$ 600 milhões e se recusa a receber mais jatos A350 até o problema seja resolvido. Por sua vez, a Airbus disse que a Qatar Airways descaracterizou as falhas, revogou contratos para dois aviões A350 e 50 A321neos, além de ter processado a Qatar por difamação.

Ambos os lados prometeram defender suas posições no que é visto como uma disputa pública excepcionalmente rara na aviação.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile