Deixa o Brasil o Airbus A319 trazido pela Itapemirim, mas que nunca fez um voo sequer

O único Airbus A319 trazido ao país pela Itapemirim Transportes Aéreos está indo embora do Brasil de forma melancólica, sem ter realizado um voo sequer pela empresa aérea. A aeronave, alugada da maltesa Hi Fly, estava em voo rumo à Europa, no momento em que essa publicação era escrita.

O avião, que deveria voar com a marca PS-SIL, chegou em novembro e foi colocado em manutenção nas instalações da TAP M&E, no Rio de Janeiro. Esse procedimento é normal, pois a empresa precisa atender às normas brasileiras, que demandam algumas customizações para voar no país como, por exemplo, ter identificações internas em português, dentre outros ajustes.

Imagem: RadarBox

No entanto, esse plano foi abortado junto com as operações da empresa, em 17 de dezembro. Desde então, a aeronave permaneceu no Rio de Janeiro, esperando a própria sorte, até que o seu dono resolveu repatriá-la às suas expensas.

Com isso, a aeronave decolou na madrugada desta sexta-feira (25) do Rio de Janeiro e estava em voo rumo à Ilha do Sal (Cabo Verde) no momento em que esse texto era escrito. De lá, o jato segue para Beja (Portugal), onde ficará armazenado. A matrícula da aeronave é 9H-XFW.

De toda a frota de sete aviões da Itapemirim, apenas o PS-AAF ainda não tem um pedido de traslado no momento e encontra-se parado em São José dos Campos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias