Delta Air Lines começa a testar a internet Starlink, de Elon Musk, em seus aviões

Airbus A330 da Delta Air Lines

A Delta Air Lines, uma das mais importantes companhias aéreas dos Estados Unidos, tem realizado testes de internet via satélite Starlink, da SpaceX, cujo dono é o magnata Elon Musk. O objetivo é oferecer conexão sem fio a seus passageiros no futuro usando tal tecnologia.

O CEO da Delta, Ed Bastian, disse que a companhia aérea se envolveu em negociações preliminares com a SpaceX e confirmou que “testes exploratórios” foram realizados usando a tecnologia da Starlink. Detalhes adicionais sobre qual a forma dos testes ou em quanto tempo o projeto pode ser lançado nos aviões de passageiros da Delta não foram revelados.

Segundo o Wall Street Journal ainda existem várias etapas necessárias antes que a tecnologia possa ser usado em voos comerciais. A SpaceX quer fazer parceria com operadoras para oferecer o Starlink em voos, e já recebeu aprovação da Comissão Federal de Comunicações (FCC) para testar o sistema em aeronaves. 

No ano passado, Elon Musk comentou que o Starlink precisa ser certificado para cada tipo de aeronave, e que o foco no momento estava nos aviões mais populares, como Boeing 737 e A320, além dos “jatinhos” da Gulfstream.

De acordo com J. Armand Musey, fundador do Summit Ridge Group, focado na indústria de satélites, levará vários anos até que a Starlink se torne um provedor de internet massivo, devido às regulamentações e aos contratos de longo prazo que as operadoras já têm com outros provedores.

A Starlink está competindo com empresas como Intelsat SA e Viasat, mas tanto as transportadoras, quanto os passageiros, querem uma experiência mais confiável e rápida enquanto voam. 

Em resposta, a Viasat está atualmente construindo três satélites de alta capacidade (ViaSat-3), com o primeiro lançamento previsto para este ano. Como se observa, a iniciativa do Starlink de entrar na briga vai empurrar os concorrentes para que melhorem seus serviços de conectividade a bordo.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Ainda neste ano, Aeroporto de Teresina ganhará sua primeira Sala VIP

0
A empresa participou do processo de concorrência realizado pela CCR Aeroportos para instalação de Salas VIP em 8 aeroportos.